5 dicas práticas para melhorar a administração da empresa - Maquineta Rede Celcoin
administração da empresa

5 dicas práticas para melhorar a administração da empresa

No cenário de hoje, cada vez mais os brasileiros estão se tornando administradores de empresas, mas conforme o IBGE, 22% dos negócios no país não completam um ano de vida. A realidade é preocupante e desafiadora, por isso é preciso estar sempre buscando por novas formas de aperfeiçoar o trabalho e não morrer na praia.

Ser um bom administrador não para no momento em que você consegue sua CNPJ. É preciso ter disciplina, organização, liderança, flexibilidade e muitas outras habilidades que vão sendo desenvolvidas com o tempo. Para além das características abstratas, algumas atitudes práticas podem te ajudar nessa empreitada, como as que verá assim.

Não deixe imprevistos te pegarem de surpresa

Mantenha-se constantemente atualizado com o cenário interno e externo a sua empresa. Cheque todos os dias por informações do mercado em seu setor de atuação e por informações gerais, como aumento nos custos de água, luz e outros que podem influenciar em seus gastos.

Não entre em guerras de preços com a concorrência

Esse tipo de atitude só servirá para reduzir sua margem de lucro. Não vale a pena gastar dinheiro para vender só para ficar na frente do concorrente. Prefira pensar em estratégias inteligentes de diferenciação e atração de clientes.

Aprenda a ouvir de todos os lados

Não importa se a pessoa é seu superior ou se está abaixo de você em hierarquia, seus funcionários provavelmente  entendem melhor do contato prático com os clientes do que você. Ouça o que eles têm para te dizer e deixe claro que existe esse espaço aberto e amigável para a comunicação.

Automatize ações repetitivas

Entre os principais investimentos que você deve fazer para sua empresa é a automatização de ações repetitivas e sem nenhum pensamento lógico por trás. Alguns exemplos são sistemas de gestão online para controle de estoque e registro de gastos. Você pode precisar investir mais no início, mas vai valer muito a pena no longo. Use as novas tecnologias ao seu favor.

Aproveite os momentos de estabilidade para se movimentar

Cenários de estabilidade financeira no negócio ou do mercado tendem a fazer com que administradores fiquem estagnados, acomodados com a situação. Faça o contrário: aproveite esses momentos para testar ideias que estavam no papel, adicionar novos serviços, lançar um produto, inovar.

São essas e outras pequenas mudanças de atitude práticas que vão construindo uma empresa para o sucesso. Tem alguma outra contribuição que já incorporou a sua empresa? Deixa nos comentários!

 

You May Also Like

Dicas para aumentar seus ganhos e fechar acordos de sucesso

Como fazer a gestão financeira do seu pequeno negócio, mesmo com um orçamento limitado

metas SMART

Como utilizar metas SMART em sua empresa?

Por que revender serviços em seu negócio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.