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5 estratégias de marketing para pequenas empresas

Ter uma pequena empresa é inspirador. Isso porque o potencial de crescimento nesses lugares é imenso, só o que bastam são as estratégias certas unidas à produtos de boa qualidade.

Quando falamos de estratégias de marketing, parece que poucas delas poderão ser efetivamente aplicadas em empresas de pequeno porte. Seja por falta de orçamento, equipe ou ferramentas, gestores acabam estagnados quando o que falta na verdade é informação.

Para te ajudar nisso, aqui vão algumas das primeiras estratégias de marketing que podem ser implementadas com pouco ou nenhum custo em sua pequena empresa e que vão gerar bons resultados.

Tudo começa com metas

Não adianta querer partir logo para a ação. O primeiro passo de qualquer estratégia é entender onde sua empresa está e onde ela quer chegar. Seu objetivo com o marketing é aumentar suas vendas? Alcançar um público específico? Aumentar o número de pessoas engajadas com a marca? Conseguir mais contatos? Escreva isso em um papel e determine números específicos de crescimento.

Faça uma lista de e-mails

E-mail não é coisa do passado. O e-mail marketing ainda é uma das estratégias mais bem sucedidas na hora de vender, o que é ótimo pois ele é praticamente sem custo. Uma simples lista de contatos é a melhor forma de promover o seu negócio sem investir muito tempo ou dinheiro. O MailChimp é uma ferramenta que disponibiliza até 2.000 contatos sem nenhum custo.

Mas como conseguir esses contatos? A partir de formulários de cadastro nas suas plataformas e campanhas. Você pode colocar um opt-in de inscrição de e-mails no seu blog, no seu site, ao oferecer algum conteúdo de valor, um curso ou promoção exclusiva. Aos poucos, você vai conseguindo pessoas suficientes para começar a se relacionar.

Se torne autoridade no setor

Como mostrar que você entende do produto ou serviço que está oferecendo? Passando informações relacionadas ao setor. Você pode fazer isso por meio de um blog, outra estratégia de marketing sem custo que vai te ajudar muito a ganhar destaque. O marketing de conteúdo funciona, especialmente quando feito da maneira correta.

Apesar de ser uma estratégia de longo prazo, gerando resultados mais visíveis em um ou dois anos, é essencial ter seu nome circulando em pesquisas no Google. Quando seu público procurar por questões que seu produto ou serviço pode resolver, você precisa estar no topo e a criação de conteúdo com um SEO bem feito será fundamental nisso.

Registre seu negócio no Google

Falando em Google, se você ainda não tem o nome de seu negócio no mapa, você não existe. Acesse o Google Negócios e selecione Comece Agora para cadastrar sua empresa. Siga as telas até completar.

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O Google usa essas listagens ao mostrar resultados locais, e o dinheiro que vem desses resultados não é pouco. Da próxima vez que você for procurado, você precisa ser encontrado.

Escolha as redes sociais certas e seja ativo

Pode ser que, logo que você abriu seu negócio, você tenha criado uma conta em cada rede social: Twitter, Facebook, LinkedIn, Instagram. O que você precisa fazer não é necessariamente estar em todas elas, mas ter uma presença ativa e útil naquelas que escolher.

Procure entender melhor o seu público para descobrir onde ele está. Encontrou? Então comece a fazer publicações frequentes nessas redes sociais, com conteúdos atrativos que incitem o engajamento. Quando alguma publicação der mais resultado, impulsione investindo um pouco nos anúncios dessa comunicação para chegar mais longe.

Depois de implantar essas primeiras estratégias, você já poderá notar os resultados que se colocar no ambiente digital traz para o seu negócio.

 

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