Como calcular o giro de estoque de sua empresa no início de 2018 - Maquineta Rede Celcoin
giro de estoque

Como calcular o giro de estoque de sua empresa no início de 2018

Mercadorias acumuladas e sem procura, demanda por produtos, mas falta de itens no estoque. Essas duas situações trazem prejuízos sérios para as empresas, pois o dinheiro investido não é revertido em vendas e o cliente fica insatisfeito com a indisponibilidade do produto desejado e não realiza a compra.

Administrar corretamente o fluxo de entrada e saída de produtos é fundamental para o sucesso e os lucros do seu negócio. Você precisa aprender a calcular o giro de estoque de seu negócio para poder prever melhor seus pedidos e organizar suas vendas.

O que é giro de estoque?

Se você anda meio perdido com tudo que entra e sai do seu estoque e não consegue avaliar se o fluxo está positivo ou negativo, o giro de estoque é o que vai te orientar. A rotatividade ou giro de estoque é um indicador que revela a velocidade em que o inventário foi renovado em um determinado período ou qual é o tempo médio de permanência de um produto antes da venda.

Como fazer o cálculo do giro de estoque?

O cálculo desse giro pode ser feito a partir dos custos ou dos itens, considerando o volume total de vendas e a média de estoque. Se o resultado for menor do que 1, significa que, ao final do período, sobraram produtos não vendidos no estoque. Se for maior do que 1, quer dizer que todos os itens foram renovados pelo menos uma vez no período avaliado.

O ideal é medir esse valor anualmente, mas o cálculo também pode ser feito semestralmente para melhor acompanhamento de seu estoque. Para fazer o cálculo, é preciso levantar dois dados: o total de produtos vendidos no período que você determinar e o volume médio no inventário, seja em itens, seja em preços.

Total de vendas ÷  Volume médio armazenado

Se você escolher o período de um ano, some o número de produtos vendidos em todo esse período e divida pelo número médio de itens no estoque durante esse mesmo período. Lembre-se que, caso seus produtos sejam perecíveis, a conta precisa ser feita a partir do período máximo de duração dos mesmos em estoque.

Por que fazer o cálculo de giro de estoque no começo do ano?

Início de ciclo é o melhor momento para olhar para trás, visualizar os erros do ano anterior e se preparar para otimizar seus serviços. O controle do estoque é um aspecto muito importante do seu negócio e é fundamental dar atenção à ele desde o primeiro mês do ano.

Com a quantidade ideal de produtos no seu inventário, você tem mais tempo e dinheiro para investir naquilo que importa de verdade para o seu negócio.

 

You May Also Like

Dicas para aumentar seus ganhos e fechar acordos de sucesso

Como fazer a gestão financeira do seu pequeno negócio, mesmo com um orçamento limitado

metas SMART

Como utilizar metas SMART em sua empresa?

Por que revender serviços em seu negócio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.