Cultura organizacional: como é sua empresa aos olhos de quem trabalha nela? - Maquineta Rede Celcoin
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Cultura organizacional: como é sua empresa aos olhos de quem trabalha nela?

Toda organização possui uma cultura, mesmo que ela não tenha sido desenvolvida de forma consciente. Entender isso é o primeiro passo para buscar compreender a cultura organizacional de sua empresa e agir em função de modificá-la para o benefício de todos.

O que é cultura organizacional?

Cultura organizacional é o conjunto de valores, rituais e normas adotadas por uma empresa de forma consciente ou inconsciente. É a cultura organizacional que define a forma que as pessoas se comportam dentro da organização, assim como a maneira de se relacionar com os clientes e stakeholders.

De muitas formas, é a cultura que rege o funcionamento de uma empresa, apontando o que é apropriado ou inapropriado para o ambiente. Em um escritório de advocacia, por exemplo, todos os funcionários se vestem com roupas sociais, mesmo que ninguém tenha dito que isso era obrigatório. Esse aspecto faz parte de uma cultura organizacional definida de forma inconsciente e faz parte da identidade da organização.

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Descolhados, mas de terninho.

Ou seja, a cultura de sua empresa funciona como uma força invisível, influenciando todos em suas decisões, seu humor e até mesmo no dress code. Ela pode ser focada em resultados, na qualidade dos produtos e serviços, no crescimento das equipes, no fortalecimento da colaboração, no amadurecimento das pessoas, entre outros.

Como identificar a cultura de minha organização?

A definição da cultura organizacional das empresas pode ser determinada em três características: artefatos, valores compartilhados e pressupostos. Os artefatos são as partes concretas da organização, visíveis para todos: produtos, serviços, símbolos, tecnologias, decoração do ambiente, cerimônias realizadas.

Os valores compartilhados são os motivos que justificam porque os trabalhos são feitos como são, de forma consciente. Muitas vezes eles são definidos pelos próprios valores escritos das empresas: transparência, confiança, qualidade, ousadia.

Já os valores pressupostos são aqueles inconscientes, as percepções compartilhadas no decorrer do tempo que se tornaram comuns e aceitáveis por sua frequência. Linguagem, jeito de se vestir, porte, comportamentos em geral, que acontecem sem um controle determinado.

A partir da análise dessas características, alguns especialistas definem a cultura organizacional nas categorias a seguir.

Inovação e assunção de riscos: o grau em que os funcionários são estimulados a inovar e assumir riscos.

Atenção aos detalhes: o grau em que se espera que os funcionários demonstrem precisão, análise e atenção aos detalhes.

Orientação para os resultados: o grau em que os dirigentes focam mais os resultados do que as técnicas e os processos empregados para seu alcance.

Orientação para as pessoas: o grau em que as decisões dos dirigentes levam em consideração o efeito dos resultados sobre as pessoas dentro da organização.

Orientação para as equipes: o grau em que as atividades de trabalho são mais organizadas em termos de equipes do que de indivíduos.

Agressividade: o grau em que as pessoas são competitivas e agressivas em vez de dóceis e acomodadas.

Estabilidade: o grau em que as atividades organizacionais enfatizam a manutenção do status quo em contraste com o crescimento.

Como modificar a cultura organizacional?

A cultura organizacional transforma o ambiente de trabalho, a produtividade e dá um propósito mais forte para cada ação. Cada empresa possui uma personalidade própria: rígida ou flexível, apoiadora ou hostil, inovadora ou conservadora, entre muitos outros aspectos.

Definir a cultura organizacional de sua empresa não só beneficia na convivência e atuação diária dos funcionários, como te ajuda a contratar pessoas que se encaixam melhor com o perfil da empresa e a fechar contratos com clientes que se identificam com essa cultura.

Algumas ações simples que parecem úteis só no momento de integração de um novo funcionário, podem fazer toda a diferença para a cultura, como: criar banners e cartazes transmitindo a identidade ao redor da empresa, manter informativos das atividades nos murais, realizar encontros periódicos das equipes, tanto para feedbacks quanto pra descontração.

Sua cultura organizacional é um dos aspectos que diferencia sua empresa das demais. O que define sua identidade?

 

 

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