Empresas sustentáveis: como transformar o seu negócio no próximo ano - Maquineta Rede Celcoin
mudanças no simples nacional

Empresas sustentáveis: como transformar o seu negócio no próximo ano

Nos últimos anos, o Brasil e o mundo foram tomados por uma grande onda de ativismo e as pessoas se tornaram mais engajadas em causas econômicas, sociais e ambientais. Formadas por pessoas, as empresas também não ficaram de fora dessa, e tem se movimentado a favor da sustentabilidade.

O resultado disso é que as pessoas aprovaram essas atitudes e declararam preferir empresas sustentáveis. Uma pesquisa feita pela consultora PwC mostra que 95% dos entrevistados disseram estar inclinados a comprar produtos ou serviços ligados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Mas o que seu negócio pode fazer para se tornar uma dessas empresas sustentáveis? Aqui vão alguns passos que você pode tomar no próximo ano para transformar o planeta ao mesmo tempo em que atrai mais clientes.

Trabalhe com fornecedores de qualidade

Para a empresa ser considerada sustentável, é preciso levar em consideração toda a cadeia produtiva do negócio, desde a compra de insumos até o modo de distribuição dos produtos aos clientes. Por isso, é essencial buscar parcerias com fornecedores que também pratiquem a sustentabilidade em suas atividades. Prefira sempre empresas que possuam certificações ambientais, que respeitam os direitos dos trabalhadores e confira se suas necessidades não podem ser supridas por produtores ou empresários locais.

Forneça vale transporte

Incentivar o uso do transporte público ou alternativo para seus funcionários, além de ser um direito, é uma forma de agir a favor do meio ambiente, diminuindo o número de veículos eliminando gás carbônico nas ruas.  

Tenha transparência em seus processos

Não esconda os problemas por baixo do pano. Se seus colaboradores e clientes tem acesso ao que acontece dentro do negócio, eles passam a desenvolver mais confiança, empatia e entendimento dos procedimentos. Um trabalho bem feito e que não prejudica nenhuma esfera social, econômica ou ambiental não precisa ficar escondido.

Diminua o consumo de descartáveis

Pare de utilizar canecas, garrafas e outros utensílios de plástico em sua empresa. Sempre prefira objetivos que podem ser reutilizados e estimule um consumo consciente de papéis ou sacolas plásticas.

Recicle

Sempre separe o lixo e reutilize tudo o que for possível e não causa riscos para a sua linha de produção. Busque parcerias com cooperativas de reciclagem locais para que recolham os resíduos separados e crie campanhas de redução do uso de descartáveis.

Reduza o consumo de energia e água

Revise com frequência a infraestrutura de seu negócio. Troque sua iluminação por lâmpadas LED, diminua o número de luzes desnecessárias, nstale torneiras temporizadoras ou reguladores de pressão e incentive um comportamento positivo em sua equipe para a economia de luz e água.

Ser uma empresa sustentável é sinônimo de inovação, competitividade e diferencial mercadológico. Os resultados? Ganhos para a sociedade e para o seu negócio.

 

You May Also Like

Dicas para aumentar seus ganhos e fechar acordos de sucesso

Como fazer a gestão financeira do seu pequeno negócio, mesmo com um orçamento limitado

metas SMART

Como utilizar metas SMART em sua empresa?

Por que revender serviços em seu negócio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.