Melhores práticas para contratar vendedores eficientes em seu comércio - Maquineta Rede Celcoin
contratar vendedores

Melhores práticas para contratar vendedores eficientes em seu comércio

A gente sabe como é difícil encontrar bons funcionários para a contratação, especialmente na área de vendas. O que poderia ser uma tarefa simples, muitas vezes se torna um peso para o comerciante ao contratar vendedores que negligenciam suas atividades e não seguem os valores da empresa.

Para acertar na contratação de vendedores, algumas boas práticas tornam o processo mais efetivo, mirando naquele perfil de funcionário que você sempre desejou para a sua empresa. As práticas a seguir estão entre as melhores do mercado para te ajudar nessa tarefa!

Defina um perfil

Que tipo de pessoa você realmente deseja que ocupe a vaga? Quais são as características que essa pessoa precisa ter? Comunicação, objetividade, carisma, organização, postura. Use experiências anteriores para definir isso com clareza e lembre-se sempre de ser tolerante com relação às diferenças, prezando por qualidade de trabalho e não envolvendo nisso escolhas pessoais ao anunciar sua vaga.

Anuncie nos lugares certos

Além de anunciar sua vaga nos lugares tradicionais, como jornal, agências de empregos e na frente de sua loja, aproveite as facilidades das tecnologias para divulgar nos lugares certos. Já existem muitas organizações online que auxiliam na busca de funcionários de acordo com cada atividade, além de grupos em redes sociais que reúnem pessoas de determinados perfis em busca de emprego.

Dê importância para a atitude além do currículo

Não limite sua busca por profissionais na leitura de currículos. Nada substitui o olho no olho, por isso é sempre importante marcar uma conversa de meia hora para conhecer mais sobre o candidato, tirar todas as suas dúvidas e perceber um pouco de sua atitude, postura e fala. Desenvolva a conversa para que as características da pessoa sejam testadas, criando cenários inesperados e gerando a sensação de abertura para diálogo.

Deixe bem claro as responsabilidades antes de contratar

Durante essa conversa, não se esqueça de contar mais sobre seu comércio e apresentar claramente todas as responsabilidades que o vendedor terá em seu emprego. Não deixe nada de fora e, se possível, entregue de forma escrita para ele suas atividades e tudo aquilo que você não abre mão (pontualidade, honestidade, organização) para que não haja dúvidas desde o princípio.

Contratar vendedores exige acima de tudo paciência. O processo pode tomar tempo, mas vai recompensar em um trabalho bem feito, aumento no número de vendas e uma equipe de dar gosto!

 

You May Also Like

Dicas para aumentar seus ganhos e fechar acordos de sucesso

Como fazer a gestão financeira do seu pequeno negócio, mesmo com um orçamento limitado

metas SMART

Como utilizar metas SMART em sua empresa?

Por que revender serviços em seu negócio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.