Qual a identidade visual de sua empresa? A primeira impressão é a que conta - Maquineta Rede Celcoin
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Qual a identidade visual de sua empresa? A primeira impressão é a que conta

Quando você olha para esse símbolo abaixo, você já sabe instantâneamente de que se trata, não sabe?

 

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Esse é o poder da identidade visual. Assim como o McDonald’s, sua empresa precisa ter uma identificação que cause uma primeira boa impressão e te faça ser lembrado. A identidade visual vai ser responsável por dar essa cara para você, reunindo os principais conceitos que definem sua empresa.

O que é a identidade visual?

A identidade visual é o conjunto de símbolos e elementos, principalmente gráficos, que definem sua empresa. O logotipo e outros materiais precisa representar os valores e o posicionamento do negócio, além de ser atrativo de acordo com cada nicho e público-alvo. Esses materiais vão ser usados para a fachada da empresa, cartões, flyers, pastas, outdoors, enfim, para todo material de marketing ou que precisa estar acompanhado de identificação do negócio.

Por que ela é tão importante?

Identidade visual não se trata só de uma imagem bonitinha para o seu negócio ou do nome de sua empresa com algumas cores ao redor. Se trata de estudo do seu público-alvo e posicionamento que irão se transformar em formas, cores, padrões, fontes.

O McDonald’s não escolheu as cores vermelho e amarelo ao acaso. Essas são as principais cores que incitam a fome em nós. Dependendo do nicho para o qual sua empresa atua, sua marca será diferente e irá transmitir a sensação que você deseja que seu negócio transmita. Se isso der certo, você atrai mais clientes, passa mais credibilidade e se destaca no mercado.

Como definir seu posicionamento?

O primeiro passo é reunir os valores e objetivos de sua empresa em uma folha de papel. De acordo com eles você irá definir se sua marca será séria, divertida, colaborativa, social, amigável, educativa, entre outros.

O segundo passo é conhecer qual é seu público-alvo. A pessoa para quem está vendendo precisa ser atraída por sua identidade visual. Se você vende doces para festas, por exemplo, pode escolher cores mais vivas e chamativas, que expressam a variedade de opções e os sabores. Já se possui um escritório de advocacia, sua marca será mais sóbria, com fontes serifadas e cores neutras.

Quem pode criar sua identidade visual?

É muito comum tentar criar por conta a identidade visual de um pequeno negócio ou procurar por pessoas próximas para fazer de forma gratuita, mas essa nem sempre é uma boa escolha. Quando se trata da primeira impressão que sua empresa vai passar, a melhor alternativa é contratar um profissional responsável pela criação da identidade visual, como um designer gráfico.

Se isso não for possível, tente realizar parcerias com estúdios de criação oferecendo o seu trabalho como troca para diminuir os custos. Em último caso, procure conhecer melhor os conceitos de design e ferramentas em cursos online para criar sua marca enquanto não puder contratar um profissional especializado. Lembre-se que sua marca precisa ser legível e o conceito precisa ser facilmente compreendido por qualquer um que a ver. Crie mais de uma versão para diferentes materiais gráficos e aplicações (preto, branco e monocromático), sem cometer exageros.

 

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