Terceirização de serviços: quando e porque utilizar? - Maquineta Rede Celcoin
terceirização de serviços

Terceirização de serviços: quando e porque utilizar?

Nem toda empresa consegue dar conta de toda a carga de serviços sem precisar da ajuda de outras empresas especializadas em determinados nichos. Especialmente quando se tratam de grandes empresas, serviços como limpeza, manutenção, reposição de produtos, gestão de pessoas, entre outros, podem ser realizados por outras organizações.

Muitas vezes, a escolha por esse tipo de atuação é benéfica, pois melhora a produtividade e permite um trabalho mais focado dentro dos serviços principais oferecidos pelo negócio. Mas como saber quando e por que utilizar a terceirização de serviços?

Quais serviços podem ser terceirizados?

Antes da nova reforma trabalhista, os serviços terceirizados da empresa não podiam ter relação direta com a atividade-fim, ou seja, com a produção do que a empresa oferece no mercado.

Atividade-fim é aquela atividade principal de uma empresa, a atuação para a qual o negócio se propõe a existir. Já a atividade-meio, que pode ser terceirizada, é um serviço que não tem ligação direta com o produto ou serviço final apresentado pelo negócio, sem influência em sua operacionalidade. Por exemplo, a atividade-fim de uma padaria é fabricar pães, artigos de confeitaria, doces e afins, enquanto a contabilidade e os serviços de higiene seriam exemplos de atividade-meio para esse nicho de atuação.

Com a nova reforma trabalhista, será permitida a terceirização de serviços relacionados a atividade-fim das empresas. A flexibilidade pode ser positiva para empresas que não conseguem suprir suas demandas sozinhas. Entretanto, a terceirização de serviços pode se tornar um problema ao mudar a qualidade e padrão das entregas finais.

Quando utilizar a terceirização de serviços?

A terceirização é de grande vantagem em alguns casos pois, contratando empresas especializadas em determinadas áreas, é possível melhorar a qualidade dessas tarefas e se concentrar para dedicar mais tempo e recursos para a atividade principal do negócio.

Nesse sentido, serviços como: limpeza dos ambientes, tarefas administrativas, gestão burocrática, assistência jurídica, gestão de recursos humanos, financeiro, recepção, segurança, manutenção e atendimento, por exemplo, podem ser ótimas opções de terceirização.

Antes de terceirizar qualquer tipo de serviço, é importante analisar se essa ação irá trazer redução de custos, melhoria na qualidade, priorização de investimentos, otimização de tempo e de recursos.

A terceirização de serviços deve ser bem pensada e é fundamental que esteja alinhada às necessidades e expectativas do negócio, para colaborar significativamente para os resultados da empresa.

 

You May Also Like

Dicas para aumentar seus ganhos e fechar acordos de sucesso

Como fazer a gestão financeira do seu pequeno negócio, mesmo com um orçamento limitado

metas SMART

Como utilizar metas SMART em sua empresa?

Por que revender serviços em seu negócio?

1 thought on “Terceirização de serviços: quando e porque utilizar?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.