10 dicas para estimular a criatividade

Fazer diferente do que todos já fazem é essencial para o mercado de trabalho. Isso porque ter criatividade será o diferencial neste meio tão concorrido e poderá ser fator decisivo para que clientes procurem você e não o concorrente. Por isso, separamos 10 dicas que te ajudarão a estimular a criatividade e pensar fora da caixinha:

1. Tenha exemplos

Tem alguns profissionais que você admira? Então, o primeiro passo para estimular a criatividade é conhecer sobre estas pessoas. Profissionais bem-sucedidos têm histórias inspiradoras e que podem servir de exemplo para a criatividade. Conheça mais sobre eles e pense em como você poderia resolver problemas se agisse como essas pessoas.

2. Seja curioso

A criatividade vem com o conhecimento e o conhecimento só vem se você tiver curiosidade em saber sobre as coisas. Um passo importante para estimular a criatividade é ter interesse sobre diversos assuntos e pesquisar. Quanto mais referência você tiver, mais fácil será para ter ideias e saber como trabalhar com elas.

3. Tenha um espaço para anotações

Nunca sabemos quando uma boa ideia pode aparecer. Por isso, é importante ter um caderno ou aplicativo no celular para anotar os pensamentos. Essa estratégia, além de garantir que você não esqueça uma boa ideia, vai permitir que você revise tudo o que já pensou e, deste arquivo, pode surgir a solução que você precisa.

4. Descanse

Um sono de qualidade, além de manter a saúde do nosso corpo, é fundamental para que as ideias permaneçam organizadas. Isso porque o nosso cérebro precisa de um momento de descanso para processar o dia e fixar tudo o que foi aprendido. Por isso, para estimular a criatividade é preciso também descansar.

5. Tenha foco

A criatividade também está ligada à concentração e a uma boa produtividade. Por isso é importante evitar distrações sempre que estiver trabalhando. Quando a gente se concentra, maiores são as chances de desenvolver novas conexões no cérebro e assim você consegue ser mais produtivo e pensar em novas ideias.

6. Não seja perfeccionista

É comum que muitas pessoas travem e deixem de fazer alguma coisa por acharem que não atingiram a perfeição. Porém, esta atitude é prejudicial, pois impede a realização de projetos e sonhos. Se você tem um projeto, crie uma base sólida, coloque-o em prática e aperfeiçoe aos poucos o que você precisar.

7. Ponha em prática

Estimular a criatividade também significa colocar as ideias em prática, mesmo que você não tenha certeza se irá funcionar. Quando você tira a ideia do papel, você acaba descobrindo novas soluções e projetos e, no final, verá que as tentativas valeram a pena. Por isso, ponha em prática e teste, só assim saberá se a ideia funciona.

8. Peça ajuda

Uma boa prática para estimular a criatividade é perguntar para os outros suas opiniões e pedir ajuda. Alguém de confiança pode te apresentar uma visão nova sobre o problema, contribuindo para o seu trabalho. Mas lembre-se: não desista de uma ideia só porque alguém não gostou.

9. Busque referências

Para estimular a criatividade e pensar diferente do que os outros já pensam é essencial ter referências. Pense no problema que você está passando ou no projeto que quer iniciar e procure pessoas que já passaram pela sua situação. Assim, você pode ver o que deu certo e ainda ter uma base para fazer o diferente!

10. Relaxe

Uma boa estratégia para estimular a criatividade é relaxar! Isso porque boas ideias são inesperadas e podem vir a qualquer momento. Por isso, permita-se uma pausa produtiva e tenha um tempo para se perder em pensamentos. Assim você se desconecta um pouco, relaxa e abre caminho para a mente trabalhar sem pressão.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *