19 verdades sobre como empreender que ninguém conta - Maquineta Rede Celcoin
como empreender

19 verdades sobre como empreender que ninguém conta

Empreendedorismo tornou-se o novo título de “rock star”. Mas antes de você se gabar da sua decisão de tomar essa estrada, existem coisas que ninguém conta sobre como empreender. Aqui estão algumas delas para você estar ciente das dificuldades que estão por vir:

1. É mais difícil nos relacionamentos do que você jamais imaginou

Não apenas seus relacionamentos ficarão desequilibrados, mas você também lutará para ver esse desequilíbrio parar de acontecer. E pior, você ficará frustrado com o motivo pelo qual seus amigos e colegas significativos não são mais compassivos em relação ao seu cronograma de trabalho implacável.

2. Custa o dobro e leva o dobro do tempo

Custa sempre o dobro do que você acha que vai custar, e vai demorar o dobro do tempo que você acha que vai demorar. Planeje de acordo, porque isso quase sempre é verdade, não importa quão pequeno ou grande seja o empreendimento.

3. Aumento do estresse com diminuição do sono

Seu negócio é como seu filho: ele nunca dormirá, chorará a noite toda, e não importa quanto tempo você gasta com ele, sempre vai querer mais.

4. Sair com os amigos será menos possível

Seus amigos se tornarão as pessoas com quem você trabalha, essa é a verdade.Trabalhe e contrate pessoas com quem você também pode se ver jantando, porque isso vai acontecer regularmente.

5. O equilíbrio vida-trabalho será impossível (por um tempo)

Quando você é um empreendedor, seus negócios e sua vida se tornam sinônimos. Você vai encontrar-se constantemente puxado por ambos, e eventualmente você terá que se contentar com a área cinzenta entre eles. Mas especialmente quando você está começando, você terá que sacrificar um monte de luxos de um estilo de vida mais equilibrado para garantir o sucesso a longo prazo de seus empreendimentos.

6. Você se sentirá constantemente incerto se está funcionando ou não

Este é o seu empreendimento, a sua visão, o que significa que o sucesso depende inteiramente da sua própria definição. Junto com essa liberdade, vem a constante incerteza sobre se você está realmente “obtendo sucesso” – e esse sentimento pode ser difícil quando sentido por longos períodos de tempo.

7. Você se preocupará que alguém esteja executando sua ideia melhor

Um medo comum, mas que pode alimentar seu fogo ou apagá-lo completamente. Muitos empreendedores lutam para não ver sua concorrência chegar primeiro ao mercado ou executar uma ideia com mais fluidez e delicadeza. Você não pode deixar essas coisas te derrubarem. Você simplesmente tem que aprender e se ajustar de acordo.

8. Tanto o sucesso como o fracasso afetam grandemente os diferentes relacionamentos que você tem com as pessoas

Quando as coisas estão indo bem, todo mundo vai querer trabalhar com você e ser seu amigo. E quando as coisas não estão indo bem, o oposto vai acontecer. Para os muitos momentos de celebração, haverá momentos de ciúmes. Para cada amigo feito, será outro amigo que vira as costas em algum momento. Isso é apenas parte do jogo. Seu trabalho é sempre seguir o caminho com consciência.

9. Toda responsabilidade sempre recai sobre você

Ser um líder eficaz é entender que, no final das contas, tudo o que acontece volta para você. Em vez de apontar e culpar, é importante reconhecer-se ao leme do navio.

10. Há sempre algo para fazer

Quando você possui seu próprio negócio, nunca há um momento de “nada para fazer”. Por causa disso, não importa quanto você seja feito em um dia, você sempre se sentirá incompleto. Tente o seu melhor para não ver dessa forma. Só vai esgotar você.

11. Não há garantia de nada

Não importa quão grande seja a idéia, quão talentosa a equipe, no final do dia, o mercado decide. Você não tem sucesso garantido, não importa o quanto trabalhe.

12. Independentemente de como você se sente naquele dia, você tem que aparecer para colocar comida na mesa (para você e seus funcionários)

É isso que faz do empreendedorismo uma maratona. Você precisa ser capaz de suportar o longo prazo. Se você está doente, se você está se sentindo para baixo, se você tem algo acontecendo em sua vida pessoal, seu negócio depende de você – especialmente no começo. Essa é uma grande responsabilidade para muitas pessoas lidarem.

13. Quando seu negócio está operando com prejuízo, ele fará seu estômago revirar

Haverá dias em que seu estômago vai se contorcer. É então que você precisa ficar quieto na tempestade e apenas se concentrar em uma coisa de cada vez. Só se sai da crise com um pouco de paciência.

14. O sustento de outras pessoas depende de você

Seu negócio não é sem emoção – é realmente muito humano, já que é provável que você esteja empregando outras pessoas. E essas pessoas têm vidas, das quais estão procurando por uma renda estável. Isso, por si só, pode ser a fonte de muito estresse para o qual você precisa se preparar.

15. Chega um ponto em que você tem que aceitar que você falhou, mudar ou seguir em frente

Com o tempo, você se torna apegado ao seu negócio, o que dificulta a tarefa de cortar os laços caso as coisas não saiam de acordo. Mas o empreendedorismo tem tudo a ver com giro e ajuste, e se você não for capaz de fazê-lo, você se encontrará em circunstâncias ainda piores em breve.

16. Ninguém vai apreciar o quanto você faz, e você não deve esperar por isso

Este é o seu caminho. Esse é o seu sonho. Você não pode nem deve esperar que as pessoas com quem emprega ou trabalhe aplaudam ao longo do caminho. Você tem que ser emocionalmente maduro o suficiente para ser capaz de avançar sem precisar de validação para seus esforços.

17. Você tentará correr a maratona mais rápido do que é sustentável

Sua saúde pessoal será a primeira coisa a ir embora. Você vai abandonar coisas como ir ao correr ou comer saudável na tentativa de fazer mais trabalho. E enquanto isso pode funcionar por um pequeno período de tempo, eventualmente vai começar a prejudicá-lo severamente. Não caia nessa armadilha.

18. Você terá que aprender a julgar o sucesso ao longo de um quarto ou um ano, não um dia ou uma semana

Embora sejam pequenos sucessos que acabam por se transformar em vitórias muito maiores, você terá tantas bolas no ar que não conseguirá tocá-las diariamente. O que significa que, para avaliar adequadamente o sucesso, você precisará aprender a difícil lição de revisar o progresso por períodos muito mais longos: trimestres e anos.

19. Se e quando você falhar, o fracasso terá seu nome

E, claro, a parte mais assustadora do empreendedorismo com que tantas pessoas lutam é o orgulho. Ou melhor, o medo de perder o orgulho. Se você falhar, todos saberão que você foi o único a dirigir o navio quando ele caiu. Isso, por si só, pode ser um pensamento debilitante, mas é real.

Com todas essas coisas em mente, é importante reconhecer o que poderia potencialmente atrapalhar sua jornada de empreendedorismo. Só sabendo é possível se preparar para que você possa efetivamente ir além delas.

 

You May Also Like

Dicas para aumentar seus ganhos e fechar acordos de sucesso

Como fazer a gestão financeira do seu pequeno negócio, mesmo com um orçamento limitado

metas SMART

Como utilizar metas SMART em sua empresa?

Por que revender serviços em seu negócio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.