6 estratégias para uma organização de loja eficiente - Maquineta Rede Celcoin

6 estratégias para uma organização de loja eficiente

Quem tem um pequeno negócio sabe que muitos consumidores conhecem o estabelecimento ao passar na frente dele e não por meio de divulgação, por exemplo. Isso significa que para atrair este público, é preciso investir em uma organização de loja eficiente. Afinal, os clientes não vão entrar na sua loja se ela não for convidativa. Pensando nisso, separamos 6 dicas estratégicas para uma organização de loja eficiente e que ainda ajuda no aumento das vendas. Confira:

1. Comece pela vitrine

A vitrine é o primeiro contato que o cliente terá com o seu estabelecimento e, por isso, deve ser o ponto de partida para uma organização de loja eficiente. Para se orientar, é preciso saber que uma vitrine muito apagada não chama a atenção do público. Mas um espaço cheio de informações pode passar a ideia de bagunça. Pense na distribuição dos produtos, em uma iluminação adequada e destaque os produtos mais procurados.

2. Conheça o seu público

O ponto principal para garantir uma organização de loja eficiente e boas vendas é conhecer bem o público que você quer atingir, aquele que será o seu alvo. É importante você saber com quem quer conversar para saber como conversar, saber para quem você quer vender para saber como vender. Só assim é possível você pensar em uma organização do ambiente e uma distribuição de produtos que seja atraente para os seus clientes.

3. Distribua os produtos corretamente

A disposição correta dos produtos é um ponto fundamental para uma organização de loja eficiente e ainda pode aumentar suas vendas. Com algumas estratégias, é possível garantir que o cliente saia do seu estabelecimento com algum produto, como:

– Deixar os itens em promoção bem visíveis para os clientes encontrarem;

– Colocar produtos complementares lado a lado;

– Deixar produtos de última hora perto do caixa ou no balcão para incentivar a compra por impulso.

4. Crie uma “zona quente”

Toda loja tem um espaço considerado a “zona quente” e outro que é a “zona fria”. A “zona quente” é o local onde o consumidor costuma ir primeiro; enquanto a “zona fria são as áreas que o consumidor não percebe ou não passa. Para uma organização de loja eficiente, deixe os itens menos importantes para as “zonas frias”. E nas “zonas quentes”, coloque produtos de lançamento, destaque e com maior margem de lucro.

5. Invista na repetição de produtos específicos

A repetição é uma técnica que garante uma organização de loja eficiente ao mostrar o mesmo item diversas vezes ao consumidor. Isso pode ser feito repetindo o mesmo produto, a mesma cor em produtos diferentes ou um mesmo modelo ou estampa. Esta dica pode ser aplicada aos produtos mais vendidos ou com maior margem de lucro, porque o consumidor vai enxergar o item mais de uma vez e pode se interessar mais facilmente em comprá-lo.

6. Evite erros básicos

Na hora de investir em uma organização de loja eficiente, muitos lojistas podem cometer pequenos erros que atrapalham (e muito) a experiência do cliente na loja e, consequentemente, as vendas. Por isso, é preciso ficar atento a alguns pontos, como:

– Não coloque na vitrine o que você não tem, como um produto que não tem mais em estoque, ou algum item que seu consumidor não está interessado;

– Não fique de fora das tendências de mercado, pois as novidades atraem os clientes;

– Não leve em consideração apenas o preço dos produtos, porque o cliente não olha apenas o preço, mas também o modelo, design e qualidade dos itens. Por isso, ao invés de destacar o que é mais barato, dê destaque às mercadorias mais modernas, de qualidade e duradouras.

You May Also Like

Dicas para aumentar seus ganhos e fechar acordos de sucesso

Como fazer a gestão financeira do seu pequeno negócio, mesmo com um orçamento limitado

metas SMART

Como utilizar metas SMART em sua empresa?

Por que revender serviços em seu negócio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.