Aplique diversas práticas para motivar colaboradores

7 práticas para aplicar e motivar colaboradores

Muitos empreendedores ainda quebram a cabeça na hora de decidir as melhores estratégias para motivar seus colaboradores. Analisam planilhas, calculam despesas e, geralmente, a solução final é encontrada em bonificações ou aumento salarial. Mas, por mais que um upgrade no salário seja bem-vindo, existem diversas outras práticas que podem ser aplicadas. Confira a seguir algumas dicas que separamos para ajudar você a motivar seus colaboradores:

Promova Treinamentos Internos

Tão valioso quanto o dinheiro, ou até mais, é o conhecimento. Por isso, uma empresa que investe nos funcionários só tem a ganhar, pois contará com colaboradores mais capacitados e atualizados. E para promover este investimento, o primeiro passo pode ser o oferecimento de treinamentos internos. Com estes treinamentos internos, você cria uma rede de compartilhamento e eleva a autoestima dos colaboradores que irão falar sobre suas especialidades, fazendo com que eles se sintam mais valorizados.

Ter uma sala de descanso

A ciência já diz: aqueles 15 minutos de cochilo após o almoço fazem muito bem para a saúde, além de deixar a mente mais relaxada e melhor preparada para voltar ao trabalho. Por isso, oferecer uma sala de descanso significa entregar um novo benefício aos colaboradores e torná-los mais produtivos sem precisar de muito investimento. Escolha um ambiente estratégico, coloque sofás, almofadas e opções de atividades para distrair e relaxar!

Esteja aberto para negociar horas

A produtividade de um profissional não está ligada necessariamente ao número de horas que ele passa trabalhando. Na vida real, é comum que colaboradores passem por problemas pessoais durante o expediente. Nestas situações, vale negociar as horas para que o colaborador seja liberado, ao invés de mantê-lo desfocado. Com a possibilidade de negociar horas ou mesmo home office, é estabelecida uma relação de confiança entre equipe e chefe e os colaboradores se sentem valorizados.

Comemore as pequenas conquistas

Comemorar as pequenas conquistas dos colaboradores é uma excelente forma de acender o espírito de equipe e incentivar a dedicação ao trabalho. A celebração pode acontecer por diversos motivos, como: o fechamento de uma conta, o cumprimento de metas, ou mesmo o elogio de um cliente. Na hora de comemorar estas conquistas, vale ser criativo: grito de guerra, almoço pago pela empresa ou mesmo um espumante após o expediente. Só não deixe passar em branco!

Tenha um plano de carreira bem estruturado

Um plano de carreira bem estruturado é uma ótima forma de motivar e reter os colaboradores. Isso porque este tipo de programa diminui a sensação de estagnação e dá uma perspectiva de crescimento profissional aos funcionários. Com o plano de carreira, eles ficam mais focados em suas metas, o que reflete no aumento da produtividade, em melhores resultados e desempenhos não só do colaborador ou de sua equipe, mas da empresa como um todo.

Mantenha o ambiente adequado para trabalhar

O ambiente de trabalho merece sempre uma atenção especial. E isso vale principalmente quando o assunto é o oferecimento de condições mínimas para o bom desempenho das atividades dos colaboradores. Isso, na prática, significa que os gestores e o RH da sua empresa devem verificar as necessidades dos funcionários no ambiente de trabalho, como itens de escritório, celulares e computadores eficientes, deslocamento até os clientes, entre outras questões.

Organize Happy Hours com frequência

O famoso Happy Hour continua sendo uma das melhores estratégias para incentivar a interação entre os colaboradores. Em um espaço informal, as pessoas podem se conhecer melhor, o que resulta em uma melhora na comunicação do dia-a-dia da empresa e uma convivência mais agradável. Então a dica é: estabeleça um dia na semana para o Happy Hour e aproxime mais a sua equipe!

You May Also Like

Dicas para aumentar seus ganhos e fechar acordos de sucesso

Como fazer a gestão financeira do seu pequeno negócio, mesmo com um orçamento limitado

metas SMART

Como utilizar metas SMART em sua empresa?

Por que revender serviços em seu negócio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.