O que é pitch: aprenda a vender seu negócio em um minuto - Maquineta Rede Celcoin
o que é pitch

O que é pitch: aprenda a vender seu negócio em um minuto

Pensa comigo nessa situação: você está com um projeto incrível nascendo, uma ideia que você sabe que pode dar certo, montou uma apresentação de uma hora para investidores e tem ido atrás dos principais para fazer seu negócio ir para a frente.

Um dia, chegando do trabalho, você encontra no elevador o principal investidor possível com quem estava tentando entrar em contato faz tempo para apresentar sua ideia. Você não tem uma hora para apresentar sua ideia, você tem o tempo de chegar no 11º andar. Um minuto no máximo! Como você apresentaria sua ideia? É para isso que serve o pitch.

O que é pitch?

O pitch é um discurso de venda utilizado para conseguir investimentos para novos projetos, principalmente. O pitch não precisa necessariamente ser essa apresentação de um minuto, ele pode ser uma demonstração em slides e um pouco mais longa de sua ideia, contendo a descrição do problema que ela resolve, a solução, o mercado e a forma que será realizada, assim como os recursos necessários para seguir em frente.

Entretanto, o elevator pitch é uma variação desse discurso para vender uma ideia em poucos segundos e, a partir disso, conseguir mais algum tempinho da atenção dos investidores. O desafio desse tipo de pitch é colocar a essência do negócio em poucas palavras e argumentar de forma convincente.  

Como montar seu pitch

Mas será que é mesmo convencer alguém que acabou de saber que sua ideia existe de que ela pode se tornar algo lucrativo e impactante? Sim, é. Para que isso aconteça, entretanto, é útil saber de algumas técnicas que facilitam nesse convencimento.

A primeira delas é ter na ponta da língua a resposta para a pergunta: o que o meu setor, o mundo, eu e meus investidores vão ganhar com minha ideia? Você precisa saber exatamente onde está o valor do que está criando, qual é a oportunidade que está abraçando.

Depois disso, parta para a explicação de para quem isso é importante, uma contextualização breve da situação que te fez ter a ideia e a quem ela beneficia. Só depois disso você vai dizer qual é a solução e o que você está buscando com a conversa.

Essa explicação com certeza não vai abranger todos os aspectos do seu projeto, e nem deve. É apenas um jeito simples e cativante de demonstrar o principal potencial dele e começar a fazer sua proposta. Se for feita do jeito certo, te garanto que você consegue mais uns 30 minutos de conversa para apresentar seus slides maravilhosos.

You May Also Like

Dicas para aumentar seus ganhos e fechar acordos de sucesso

Como fazer a gestão financeira do seu pequeno negócio, mesmo com um orçamento limitado

metas SMART

Como utilizar metas SMART em sua empresa?

Por que revender serviços em seu negócio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.