5 estratégias B2C essenciais para vender mais
As estratégias de venda podem variar muito quando se trata da venda entre negócios ou diretamente para o consumidor. Algumas táticas de marketing B2C, entretanto, se aplicam à qualquer negócio, ajudando a atingir mais eficientemente os objetivos.
Abaixo estão cinco estratégias B2C fundamentais. Essas táticas ajudarão você a construir sua marca, engajar seus clientes em potencial, encurtar os ciclos de vendas e fornecer leads de maior qualidade para sua equipe de vendas.
1) Eduque seu público
Os profissionais de marketing B2C são excelentes em fornecer aos consumidores todas as informações de produto que possam desejar ou precisar. Pense no modo como a Amazon.com comercializa seus produtos on-line: eles fornecem aos consumidores informações detalhadas sobre produtos, fotos, comentários de clientes e classificações.
Você devemos estar constantemente aumentando a quantidade de informações sobre produtos que possui e oferece. Isso permitirá que os consumidores se auto-eduquem profundamente antes de se envolverem nas vendas. O resultado será uma perspectiva mais qualificada e melhor instruída que sua equipe entrega para as vendas. Ao limitar as informações, você corre o risco de perder tempo tanto para o representante de vendas quanto para o cliente em potencial.
2) Publique seus preços
Em quase todos os ambientes B2C (sites, páginas de destino, blogs etc.), os profissionais publicam com clareza seus preços de produtos ou serviços. Essa transparência de precificação permite que os clientes selecionem seu produto ou abandonem se seus preços não estiverem dentro de suas restrições orçamentárias atuais.
Se você tiver diferentes versões de seu produto, publique as diferenças de recursos junto com as diferenças de preço para todos os clientes potenciais verem. Isso resultará em leads qualificados em preço.
Muitas empresas têm medo de fazer isso porque acham que o público verá o preço, não entenderá completamente o valor da solução e passará para um concorrente. No entanto, isso não precisa ser o caso. Se você estiver armando clientes em potencial com todas as informações sobre produtos de que eles precisam e seu preço for justo, ele vai se identificar e buscar mais informações.
3) Agilize seu processo de compra
Os consumidores B2C são excelentes em criar um processo de compra simplista e fácil de usar. Faça o possível para simplificar o processo de compra, eliminando todas as barreiras estranhas. Pense nas experiências de compra de seus clientes finais e comece a simplificá-las sempre que possível. Só porque o contrato e o processo de compra sempre foram feitos de uma determinada maneira, não significa que ele não possa mudar e ser muito mais simples.
4) Dê algum produto de graça
Se você pode dar algum produto, você definitivamente deveria fazê-lo. Esta tática de marketing B2C estabelece a lealdade do cliente e constrói buzz em torno da marca. Dois exemplos são o que a Amazon.com oferece para a sua assinatura Prime e o que a Netflix oferece aos assinantes iniciantes. Pense em maneiras criativas para dar algum produto de graça para seus clientes potenciais e construir algum burburinho em torno de sua marca.
5) Conecte-se em um nível humano
Os profissionais de marketing B2C são ótimos para criar conexões humanas com clientes em potencial. Tome a Apple, por exemplo. A Apple é excelente em estabelecer uma conexão humana entre seus produtos e suas perspectivas.
Conectar-se em nível humano pode ser difícil para muitos profissionais, no entanto, concentrando-se nos benefícios de seus produtos em vez da funcionalidade que ele oferece, você pode aproveitar o elemento humano em seu marketing.
Ao estabelecer uma conexão humana com sua mensagem de marketing, você se destacará em um ambiente focado em eficiência e redução de custos. Ao se livrar de antigas práticas, como: limitar a quantidade de informações disponíveis, não publicar preços e usar processos de compra antiquados e difíceis, você pode aprimorar sua experiência de compra.