5 estratégias para lidar com a concorrência de forma saudável
Apesar de ser logo encarada como um fato negativo, ter concorrência é muito benéfico para os mercados. Quando diversos empreendedores investem em um nicho, o mercado fica aquecido, a qualidade dos produtos aumenta e os profissionais procuram inovar cada vez mais.
Uma competição saudável entre empresas gera melhores resultados e pode influenciar um crescimento mais acelerado. No cenário em que vivemos hoje, de velocidade e tecnologia, a concorrência tem aumentado exponencialmente em diversas indústrias, então é preciso saber lidar com ela de forma saudável.
Uma pesquisa recente apontou que 54,4% dos empresários entrevistados sentiram aumento na concorrência desde o início da recessão econômica. Quando a concorrência é pouca, isso pode significar que seu nicho de mercado não está sendo procurado. Para tratar dos concorrentes de forma ética e se manter à frente, aqui vão algumas orientações básicas.
Conheça seu mercado
Se você não costuma analisar constantemente a situação do mercado em que trabalha, reconhecendo novos concorrentes e buscando entender seus perfis dentro do que está sendo requisitado, está na hora de começar. Identifique em quais pontos sua concorrência está atuando dentro do setor e faça um mapeamento frequente de quem são essas empresas e o que elas têm a oferecer para além dos seus produtos e serviços.
Não entre em guerras de preços
Raras vezes a guerra de preços se mostra vantajosa para os negócios. Mesmo em comércios de varejo, ficar batalhando pelo menor número na vitrine pode até gerar mais vendas por um curto espaço de tempo, mas desvaloriza o produto e compromete seu fluxo de caixa. Ao invés de entrar na briga, procure realizar campanhas mais criativas e bem pensadas dentro de uma estratégia que traga benefícios reais.
Fique atento ao que sua concorrência está fazendo
Não adianta assumir que tudo o que seu concorrente faz está errado. Se os números de suas vendas estão caindo e o de outras lojas subindo, é porque existe algo para aprender ali. Ficar atento às ações da concorrência é uma forma de entender o que sua empresa pode fazer adiante, assim como evitar erros no futuro.
Especialize-se em nichos
Está ficando impossível continuar no mesmo mercado devido a infinidade de grandes marcas dominantes? Uma boa estratégia é aproveitar o momento para se especializar em nichos. Quando você foca em um único tipo de produto ou serviço, a qualidade de suas entregas aumenta e fica mais fácil atingir públicos específicos para se tornarem promotores de sua marca.
Não fique parado
A prática mais importante de todas e não ficar parado. Encontrar o seu diferencial é uma tarefa constante e só acontece quando estamos sempre curiosos, testando novos produtos, buscando alcançar o público de formas distintas, inovando e apostando no potencial da marca.