7 dicas para melhorar seu ponto de vendas
O seu ponto de vendas (PDV) pode ser o primeiro contato de muitos clientes com a sua empresa. É por isso que muitos empreendedores se preocupam em deixar este espaço cada vez mais atrativo.
Pensando nisso, separamos 7 dicas que te ajudarão a melhorar o ponto de vendas e, consequentemente, ajudarão a atrair cada vez mais clientes!
Escolha a melhor localização
A localização é um dos fatores que pode determinar o sucesso ou o fracasso do seu ponto de vendas. Afinal, é preciso escolher um local que fique próximo dos clientes e que se ajuste ao que você vende. Por isso, antes de melhorar o ponto de vendas é preciso saber como escolhê-lo!
Tenha um bom projeto visual
Um erro que muitos empreendedores cometem é colocar tudo o que eles têm para vender na vitrine. Isso pode afastar o público pela confusão visual, em que eles não percebem exatamente o que é vendido no estabelecimento. Para melhorar o ponto de vendas é preciso escolher os itens expostos, dando um destaque equilibrado entre eles e uma preferência àquilo que possui maior volume de vendas.
Pense na iluminação
Uma boa iluminação pode aumentar suas vendas sem que você altere nenhum outro item. Então, para melhorar o ponto de vendas, invista em uma iluminação que deixe seu ponto atrativo e destaque os produtos. Lembrando que você pode utilizar este recurso para dar mais atenção a algum item. Assim, ele será notado mais facilmente e as chances de ele ser comprado por algum cliente aumentam.
Dê destaque à fachada
A fachada, assim como a vitrine, é o cartão de visitas da sua loja, que pode determinar se as pessoas vão ou não entrar nela. Por isso, para melhorar o ponto de vendas, o ideal é deixá-la o mais limpa e atrativa possível. Você pode dar destaque à fachada só pelo fato de mantê-la livre de pôsteres, árvores e latas de lixo, por exemplo. Só não se esqueça de estar de acordo com a legislação do seu município.
Explore as ações certas nos momentos certos
Se você precisa girar mais produtos em determinadas épocas, também deve organizar o ponto de vendas de um jeito diferente. Uma ação promocional pode ocorrer durante uma semana, ou uma vez no mês, por exemplo. Tudo vai depender de uma análise prévia da circulação dos produtos na sua loja. Assim como alguma data especial para que ela aconteça, como festa junina, Natal e aniversário da cidade.
Depois que uma ação promocional encerrar, retire os produtos da área e as informações promocionais relativas a ele. Você deve fazer isso inclusive por questões legais. Assim como é importante colocar os produtos em destaque na hora certa, é bom saber a hora de retirá-los.
Mantenha os produtos com qualidade
Não adianta se esforçar para melhorar o ponto de vendas se os produtos ou serviços que você oferece não forem de qualidade. As pessoas até entrarão no seu estabelecimento, mas não se tornarão clientes. Por isso, mantenha o ambiente interno limpo e organizado, produtos dentro da validade e embalagens com boa aparência.
Aproveite a tecnologia
A tecnologia também é uma excelente aliada para melhorar o ponto de vendas. Você pode, por exemplo, investir em alguma solução que aumente a velocidade na hora de fechar as compras. Isso com certeza aumentará a satisfação dos seus clientes, além de tornar os processos mais ágeis também.
Com essas dicas, você já pode colocar algumas ações em prática e ter um ponto de vendas de sucesso!
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