7 dicas para utilizar o cartão fidelidade no seu negócio
O cartão fidelidade é um recurso muito utilizado pelas empresas para reter clientes. Isso porque ter clientes fiéis é essencial para o funcionamento de um negócio e ainda custa menos do que ir atrás de novos consumidores. Além disso, com o cartão fidelidade o cliente se sente valorizado e claro, comprará do seu estabelecimento pois sabe que pode ganhar uma bonificação ao fim da ação. Se você deseja aplicar este recurso no seu pequeno negócio, fique atento às 7 dicas para você implantar o cartão fidelidade.
Conheça o seu cliente
Para realizar qualquer ação dentro do seu negócio o primeiro passo é conhecer bem o cliente. Afinal, não adianta você criar uma campanha com o cartão fidelidade se o seu público não se interessar pelo prêmio que você está oferecendo. Portanto, para que o cliente se sinta interessado em participar da sua campanha, ofereça algo que ele realmente queira ganhar.
Defina o objetivo que você quer alcançar
O passo mais importante para tomar antes de criar a campanha do cartão fidelidade é saber o que você deseja com isso. Por isso, é essencial ter em mente o seu objetivo: você quer fidelizar os clientes? Quer conquistar novos consumidores? Quer aumentar as vendas? Só depois de responder a estas perguntas e entender o seu objetivo é que a campanha poderá ser planejada de uma maneira eficiente.
Crie um nome criativo para a campanha
Tão importante quando implementar o sistema do cartão fidelidade é fazer com que o cliente queira participar. E isso você pode fazer escolhendo um nome criativo e atrativo para a campanha. Isso porque o seu consumidor precisa ter vontade de participar e aderir à fidelização e isso dificilmente acontecerá se ele não desenvolver interesse nenhum. Portanto, pense em algumas opções de nome e peça sugestões para saber o que pode funcionar melhor.
Escolha um prêmio interessante
Antes de oferecer o cartão fidelidade, você precisa definir qual prêmio o cliente receberá ao participar da campanha. O ideal é que você avalie e escolha uma recompensa que será interessante para o público e que seja viável para a empresa, afinal você não pode ter prejuízos com este sistema. Ofereça brindes que façam o cliente se sentir especial, ou seja, nada de prêmios comuns e que exijam pouco esforço.
Defina o sistema de pontuação
Além de definir quantos pontos o cliente precisa acumular para completar o cartão fidelidade e ganhar o prêmio, é preciso definir também que sistema a sua empresa utilizará. Você pode optar pela opção mais utilizada, que é o sistema de carimbos em um cartão impresso; contabilizar os pontos no seu sistema ou mesmo utilizar um aplicativo. É preciso escolher um caminho que seja prático tanto para o consumidor, quanto para o seu negócio.
Defina as regras da campanha
O sucesso do sistema do cartão fidelidade só é alcançado se as regras estão bem definidas e são bem divulgadas ao cliente. Ou seja, suas condições de participação, a pontuação, sua validade, as vantagens, a premiação e como o prêmio será retirado devem estar bem claros para não confundir o cliente ou abrir espaço para que eles burlem as regras.
Faça uma boa divulgação
De nada adianta criar uma campanha completa e bem estruturada para o seu cartão fidelidade se os clientes não souberem que ele existe. Por isso, para que este sistema de fidelização seja eficiente, o ideal é que você divulgue bem a campanha, seja colocando um cartaz na loja física ou compartilhando a novidade nas redes sociais. Você pode aproveitar as novas mídias também para tirar as possíveis dúvidas que o cliente tiver sobre a promoção.