7 estratégias de Marketing para pequenos negócios
Começar um novo negócio é sempre um grande desafio. Junto com as estratégias de gestão e administração, é muito importante elaborar uma estratégia de Marketing que ajude a sua marca a crescer e a atrair clientes.
No caso de um ponto de venda (PDV), é muito importante se atentar aos detalhes do estabelecimento que podem ajudar na conversão de vendas e na atração de clientes. Sem precisar de muitos investimentos, são pequenas atitudes que mudam a visão do local e a reação do consumidor com a sua marca.
Continue neste artigo e confira as principais estratégias de Marketing que podem ser utilizadas para pequenos negócios crescerem e alcançarem o sucesso:
Tenha uma identidade definida de sua marca
A definição de uma identidade para a sua marca contribui para o alcance mais certeiro do público-alvo desejado. Para isso, é importante entender e identificar quem são as pessoas que vão ao seu estabelecimento para adquirir produtos ou serviços, para que assim a comunicação seja focada em sua atração.
A partir da análise do perfil dos potenciais clientes, como gênero, idade, interesses, dores, necessidades, etc. é possível elaborar estratégias para atrair esses consumidores de maneira mais eficaz, além de fazer com que eles reconheçam, confiem e se identifiquem com a marca, diferenciando também a sua empresa da concorrência.
Esteja presente nas redes sociais
Após entender quem é o seu público-alvo e definir a identidade de sua marca, é hora de se comunicar com essas pessoas. As redes sociais são ótimas opções para estreitar laços e convencer o cliente a ir até o seu estabelecimento conhecer os produtos e serviços.
Outra estratégia para atrair consumidores é a divulgação de promoções e programas de fidelidade na sua loja. Isso também pode ser feito por e-mail, por exemplo, mas as redes sociais costumam alcançar ainda mais clientes e potenciais clientes.
É importante manter um padrão na identidade, como na comunicação realizada em todos os canais, nas redes sociais, nos aplicativos de mensagem instantânea e até mesmo por telefone.
Se atente ao posicionamento dos produtos no PDV
O posicionamento dos produtos pode ser responsável diretamente pelo aumento das vendas de um estabelecimento. Por exemplo, ao deixar produtos chamativos ou promocionais na entrada da loja, você contribui para que mais pessoas entrem para conferir essas mercadorias e até mesmo se interessem por outros de seus produtos.
Outra estratégia é expor produtos complementares próximos uns dos outros, como meias ao lado dos sapatos, por exemplo.
Decore o seu estabelecimento
A decoração da sua loja também é um fator importante para a atração de pessoas. Além de ser decisiva em como elas vão se sentir dentro do local, também é interessante respeitar a identidade da sua marca ou alguma estratégia específica, como no caso de saldões, que possuem cores e outros itens bem chamativos.
A iluminação também é um componente importante da decoração. Luzes amarelas mais fracas tornam o ambiente mais aconchegante, enquanto luzes brancas deixam o ambiente mais claro e despojado. Utilizar as cores da sua marca também pode contribuir na criação de uma identidade.
Aposte em propagandas físicas
A utilização de material físico para propaganda também é uma ótima opção para pequenos negócios, que ainda não possuem total reconhecimento em sua região. Dessa forma, divulgações como outdoors, panfletos e carros de som são ótimas opções para que novas pessoas saibam do seu negócio e se interessem por conhecê-lo presencialmente.
O seu uso mais comum, além da divulgação de inaugurações de novos estabelecimentos, é para lançamentos de produtos ou promoções. Os panfletos de supermercado são os principais exemplos, apresentando uma quantidade de produtos com valores promocionais por um tempo limitado, convencendo o cliente a se dirigir até lá e conferir tudo.
No caso do Agente Rede Celcoin, é oferecido gratuitamente um material de divulgação próprio e completo, que pode ser utilizado tanto de forma física quanto virtual, para destacar o seu negócio através de posts nas redes sociais, cartazes, banners e faixas.
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Treine a sua equipe
Capacitar a sua equipe vai além de apenas uma estratégia para alcançar a satisfação do seu cliente. É padronizar o seu atendimento, proporcionar ótimas experiências ao consumidor e se tornar cada vez mais conhecido em sua região.
É importante garantir que eles sejam capazes de esclarecer todas as dúvidas e questionamentos dos clientes, buscando solucionar os problemas com empatia. A satisfação do consumidor, além de converter vendas e fidelizá-los, também resulta na indicação dos seus serviços para outras pessoas.
Busque sempre melhorias
Busque melhorar o seu negócio de forma constante. Isso pode ser feito por meio de conversas e pesquisas de satisfação com os clientes, entendendo as suas dores e o que pode ser ajustado nessa gestão. Isso é importante também para alcançar a confiança do cliente e consequentemente fazer com que ele te indique para outras pessoas.
Também é importante medir todos os esforços realizados em cada estratégia de Marketing, desde as ações nas redes sociais até o atendimento no estabelecimento e a conversão de vendas. A partir desses resultados, é possível realizar ajustes e melhorar ainda mais os seus processos.
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