7 estratégias para convencer o cliente a comprar
Quem trabalha diretamente com vendas, seja como vendedor contratado, dono de um pequeno negócio ou autônomo, sabe que muitas vezes o cliente demonstra interesse pelo produto ou serviço, mas deixa de comprar. Isso acontece porque o consumidor tem certas dúvidas, exigências e necessidades que o atendente não consegue suprir e, por conta disso, acaba indo embora de mãos vazias. Mas, se você deseja mudar isso e aprender a convencer o cliente a comprar de você, preste atenção nas dicas a seguir:
1. Descubra por que o cliente quer mais tempo para pensar
Parte da estratégia para convencer o cliente a comprar é entender que o papel do vendedor não é apenas vender, mas identificar a real necessidade do cliente. Por isso, busque entender o que não agradou o seu consumidor, pergunte no que ele precisa de ajuda para pensar, ofereça sua ajuda para pensarem em conjunto, responda as dúvidas com argumentos e dê sequência à venda.
2. Aproveite ao máximo o atendimento feito pessoalmente
Muitos clientes aceitam receber informações posteriormente, seja por mensagem ou whatsapp. Mas para que você consiga convencer o cliente a comprar, você deve evitar que o contato com ele se resuma a isso. Antes de liberar o cliente, pergunte se tem algo específico que ele gostaria de esclarecer, se ainda tem alguma dúvida e tente convencê-lo de que o que você vende atende as necessidades dele.
3. Saiba como justificar seus preços
Alguns clientes podem deixar de comprar por acharem um produto caro e aí entra mais uma oportunidade para convencer o cliente a comprar. Para evitar que isso aconteça, esclareça e reforce as vantagens, benefícios e qualquer outro argumento que justifique o valor do produto ou serviço. Quando você consegue mostrar que vale a pena realizar a compra, o cliente não verá o preço como empecilho, mas como algo que vale a pena pagar.
4. Saiba ouvir mais e falar menos
Muitos vendedores acreditam que para convencer o cliente a comprar precisam fazer o cliente mudar de ideia a todo custo. Porém, ao invés de transmitir confiança e simpatia, muitas vezes o vendedor passa a incomodar o cliente, que vai embora por achar o atendimento ruim. Por isso, antes de tudo escute o consumidor, entenda o que ele precisa e fale o necessário para ajudá-lo, sendo simpático e não insistente!
5. Não entre em confronto com o consumidor
Às vezes é inevitável se sentir contrariado ou irritado com um cliente que só faz objeções. Mas o papel do bom vendedor é manter uma postura calma, aberta e gentil com quem está atendendo. Se você passa a imagem de que está bravo ou se sentindo contrariado, o cliente não o verá como um bom profissional e deixará de frequentar seu estabelecimento. Por isso, para convencer o cliente a comprar, seja compreensivo e ofereça uma solução agradável para as duas partes.
6. Nunca empurre uma venda
Para convencer o cliente a comprar é extremamente importante que ele se sinta à vontade e não acuado ou pressionado a consumir. Um bom vendedor sabe que ele não é o dono da verdade e que não pode empurrar uma venda de qualquer jeito. Trabalhe com argumentos relevantes, apresente benefícios e, assim, conquiste a simpatia do seu cliente.
7. Tenha um registro completo dos seus clientes
A técnica principal para convencer o cliente a comprar é conhecê-lo muito bem. Isso porque sabendo quem é o seu cliente, o que ele gosta e o que não gosta, você poderá agir de forma mais objetiva e mostrará que é um profissional preparado e disposto a ajudar. Quando você conhece bem o cliente tem muito mais chances de concluir uma venda!