7 técnicas de captação de clientes para sua microempresa
Nos velhos tempos, cerca de 7 anos atrás, sempre que pequenas empresas queriam agradar seus clientes, o mais importante era manter a vitrine em boa forma e garantir que a loja em si fosse arrumada, bem equipada e abastecida. Mas os tempos mudaram.
A tecnologia transformou fundamentalmente como os clientes se envolvem com suas marcas, produtos e serviços favoritos. A tradicional loja de tijolos e argamassa não é mais o foco dos negócios. Claro, isso ajuda a manter as instalações agradáveis, limpas e abastecidas, mas hoje em dia é tudo sobre a experiência digital.
Os sistemas digitais baseados em tecnologias móveis, de nuvem e de colaboração são os principais facilitadores atualmente para o envolvimento do cliente. E, como nunca antes, é fundamental que startups e pequenas empresas desenvolvam uma visão de 360 ??graus do cliente para entender, atender e superar suas expectativas.
Certificar-se de que os visitantes encontrem o que procuram e que tenham uma experiência de compra inesquecível é a chave para transformá-los em clientes regulares. A seguir estão sete técnicas seguras que os proprietários de pequenas empresas podem começar a adotar hoje para gerar mais clientes e converter seus leads on-line em vendas.
1. Faça seu site amigável para mobile
Os clientes estão mais propensos do que nunca a se envolver com sua empresa por meio de canais móveis. Em agosto de 2014, foi a primeira vez na história que mais pessoas usaram dispositivos móveis para visitar lojas online do que computadores desktop. De acordo com as estatísticas mais recentes, 50,3% do tráfego vem de dispositivos móveis e 49,7% de computadores.
Não apenas você deve ter um site otimizado para dispositivos móveis, mas também deve ser simples, intuitivo e fácil de navegar. Isso é realizado por meio de uma estratégia mobile first, que começa colocando a experiência móvel em primeiro plano e não como um complemento de um site tradicional.
2. Mantenha as coisas rápidas e simples
As pesquisas mostram uma relação clara entre a velocidade de carregamento da web e as conversões de clientes. Quanto mais rápido uma página for carregada, mais provavelmente os clientes visitarão e farão negócios em seu site. O inverso também é verdade. Quanto mais lenta a página, menos provável os clientes estarão dispostos a esperar e se envolver com sua marca.
Surpreendentemente, poucos proprietários de empresas realmente percebem a importância do desempenho do website para a retenção de clientes. A ciência também nos diz que as pessoas preferem o caminho de menor resistência ao seu objetivo final. Pense nisso em termos de “economia de ação” e o equilíbrio entre benefícios e custos. Pense claramente em quanto esforço será necessário para que seus visitantes acessem seu website, consigam o que precisam e saiam.
3. Faça dos seus clientes sua prioridade número um
Para gerar vendas, você precisa permitir que seus clientes saibam e sintam que são inigualáveis. Deixe-os saber que você realmente se importa com eles, que eles não são apenas mais um número. Trate-os como eles querem ser tratados. Proporcionar aos seus clientes potenciais uma experiência de usuário superior através do seu site, juntamente com um excelente atendimento ao cliente, permitirá que eles saibam que são altamente valorizados. Isso também ajuda a garantir que eles comprarão de você novamente e que indicarão sua loja para outras pessoas.
4. Entenda seu cliente
Atualmente, há uma série de análises disponíveis na web sobre o mercado que podem fornecer informações sobre os comportamentos online de seus clientes. Ao usar essas ferramentas em combinação, você terá uma visão holística sobre o local de onde seus clientes acessam seu site, quais dispositivos estão usando, quais são suas atividades de rede social e outras informações demográficas, como idade e renda. A coleta de todas essas informações ajudará você a personalizar para seu cliente uma experiência de compra inigualável.
5. Tenha uma call to action eficaz
Sua call to action ou chamada para ação precisa ser simples e direta. Você não quer uma situação em que seus visitantes estão prestes a comprar sua marca, mas realmente não sabem o que fazer. Uma boa estratégia é adotar alguns testes com uma plataforma para ver como os clientes reagem ao arranjo diferente de botões, cores e texto do CTA em seu site. A linha de fundo aqui é garantir que o seu CTA seja bem definido e poupar os clientes de decisões difíceis.
6. Dê a eles uma oferta que eles não podem recusar
Crie uma oferta tão poderosa e atraente que as pessoas seriam tolas em deixar passar. Uma oferta que torna mais vantajoso adquirir seu produto ou serviço do que não fazê-lo, que elimina todos os obstáculos que eles têm para deixar de fazer negócios com você e dificulta dizer não.
7. Adote um marketing inovador
As empresas mais experientes de hoje usam PCs, smartphones, tablets e dispositivos de jogos para interagir com seus clientes por meio dos mais recentes canais de redes sociais, blogs e dispositivos móveis. Manter uma mente inovadora hoje significa aproveitar todas as oportunidades possíveis para se relacionar com o cliente.
Não existe uma fórmula mágica para construir boas relações com o cliente e aumentar as vendas. Como uma pequena ou grande empresa, você cometerá erros. Mas não desista. A melhor abordagem requer muita inovação e criatividade, além de bom senso. A pior abordagem é aquela em que você nunca tenta!