Como gerenciar melhor o seu tempo
Quantas vezes você desejou que seu dia tivesse mais de 24 horas para ter tempo de realizar todas as tarefas propostas no dia? Muitos de nós acabamos perdendo o gerenciamento em virtude das adversidades do dia-a-dia.
Por muitas vezes pode parecer difícil organizar-se em meio a tantos acontecimentos e afazeres. Mas com as dicas que daremos a seguir, você pode começar hoje mesmo a gerenciar melhor o tempo do seu dia.
Utilize um calendário
Embora pareça óbvio, muitas pessoas não praticam o hábito de dividir dentro de um dia todas as tarefas que precisam ser cumpridas. Seja através de um caderno ou um aplicativo no celular, mantenha seus compromissos sempre agendados.
Uma ótima sugestão é o Google Calendar, a agenda que você pode configurar com uma conta da Google e utilizar através do computador, celular e ainda receber alertas e avisos de suas atividades. Falamos mais dele e outros aplicativos nesse post.
Importância X Urgência
Você sabe diferenciar essas duas palavras? A importância, embora possua um prazo para conclusão, é tratada de maneira normal. Já a urgência é considerada como o ponto que exige atenção imediata.
Como dito anteriormente, com tantos acontecimentos no cotidiano, acabam surgindo imprevistos que possuem um caráter urgente, fazendo com que desviamos daquilo que até então é considerado importante.
O ex-presidente dos Estados Unidos, Dwight D. Eisenhower disse: “o que é importante raramente é urgente e o que é urgente raramente é importante”. Ele criou a matriz de Einsenhower, é um dos métodos mais famosos de administração do tempo.
Essa ferramenta simples é composta por estes 4 quadrantes onde você divide as tarefas de acordo com urgência e importância. Tendo isso exposto em sua frente, torna-se ainda mais fácil organizar seu dia. Essa matriz pode ser aplicada na sua vida profissional e pessoal.
Delegue tarefas
É comum que queiramos executar além do que conseguimos, mas isso pode ser prejudicial tanto para os resultados finais quanto para sua saúde. Aprender a delegar as tarefas para seus funcionários não é “escapar” de suas responsabilidades, mas distribuir para que os objetivos sejam concluídos com êxito. Através de uma boa liderança e trabalho em equipe, a gestão torna-se mais eficiente.
Comece a aplicar essas dicas ainda hoje para melhorar seu gerenciamento profissional e até mesmo pessoal.