Liderança: conheça os perfis mais comuns | Maquintea Celcoin

Liderança: conheça os perfis mais comuns entre os líderes

Existem diferentes jeitos de liderar um time, equipe ou empresa. O tipo de liderança depende de alguns fatores relacionados à personalidade da pessoa nessa função, mas também contém características que podem ser desenvolvidas ao longo do tempo.

Um líder é extremamente importante para guiar as pessoas e promover um ambiente saudável e rentável, mesmo em momentos de adversidades. Liderança empresarial diz sobre inspirar e influenciar comportamentos e diretrizes.

Algumas pessoas podem pensar que esse assunto é relevante somente para grandes empresas, mas isso não é verdade. Pequenos e médios negócios precisam de um líder próximo e que demonstre interesse tanto pelo sucesso da empresa, quanto pelos funcionários.

Para você entender em qual tipo de líder o seu perfil pode se encaixar e saber mais sobre eles, relacionamos abaixo os principais perfis de liderança. O importante é observar cuidadosamente os pontos fortes e fracos, para fortalecer aquilo que agrega positivamente e evitar ao máximo tudo aquilo que pode prejudicar o trabalho e a equipe.

Autoritário:

Nesse perfil, o líder é quem manda. Ele é sempre responsável por tomar todas as decisões na empresa, segundo o que acredita estar correto.

O foco em resultados e exigência em qualidade são pontos positivos, já a inflexibilidade e o perfil centralizador podem gerar problemas.

Por isso, mesmo que a decisão seja sua e siga os seus padrões de qualidade, não se pode deixar de ouvir tudo aquilo que os participantes da sua equipe têm para agregar.

Liberal:       

Esse perfil é o oposto do anterior. Para o líder liberal, a opinião dos funcionários é necessária na tomada de decisão. Ele gosta de expor suas ideias e debater a respeito com os envolvidos.

O espaço para inovação é um dos pontos positivos desse perfil, já a falta de imposição de limites pode ser prejudicial.

Motivador:

O líder motivador tem como foco estimular a interação e desenvolvimento das pessoas. Gosta de fazer reuniões frequentemente e se preocupa com a participação e a felicidade da equipe.

A maior qualidade desse perfil é a atenção com a equipe, mas é preciso tomar cuidado para que o funcionário não pense que ele é somente um grande amigo.

Técnico:

Esse líder alcança essa posição por ter muito conhecimento sobre determinado assunto. Toda essa sabedoria faz com que os funcionários confiem nas ideias e opiniões do líder.

Uma das qualidades desse perfil é a participação ativa nas operações, com decisões técnicas e mais assertivas. Mas muitas vezes esse líder não é um bom comunicador.

Você pode não só se identificar com um desses perfis, mas sim ter características que se encaixam em alguns deles. Agora, está na hora de melhorar os pontos necessários e fortalecer os pontos positivos.

Assim, sua trajetória em liderança será cada vez mais bem sucedida e garantirá que seu negócio e seus funcionários alcancem o potencial máximo.

You May Also Like

Facilite sua rotina financeira com pagamento de contas simplificado

Seja um bom líder para a sua equipe

Descomplicando o fluxo de caixa 

Dicas para aumentar seus ganhos e fechar acordos de sucesso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.