7 dicas para um controle de estoque eficiente - Maquineta Rede Celcoin
controle-de-estoque-celcoin

7 dicas para um controle de estoque eficiente

O controle de estoque é um processo de organização que merece atenção. Independentemente do tamanho da empresa, esse ponto é crucial para a saúde do negócio.

Seja o seu negócio um minimercado ou um empreendimento com filiais em outras cidades, pensar no controle do estoque é garantir que erros comuns não aconteçam, como falta de produtos, embalagens fora do prazo de validade ou até mesmo desorganização das prateleiras por excesso de produtos. Afinal, o controle de estoque é primordial para uma boa organização.

Além disso, manter um estoque organizado é alcançar e manter a lucratividade sustentável do seu negócio, visto que os produtos podem ser comprados no momento certo e sem risco de desperdício.

Separamos algumas dicas incríveis para você ter um controle de estoque eficiente no seu negócio:


Tenha um estoquista de confiança
Ter um profissional capacitado realizando o controle de estoque é fundamental para garantir eficiência no processo. Este profissional será o encarregado das entradas e saídas de itens, organização das prateleiras e também da validade dos produtos, podendo evitar quebras e desvios no setor.


Estabeleça um padrão de organização
Existem diferentes maneiras de realizar o controle de estoque de uma empresa. Uma delas, por exemplo, controla os produtos por ordem cronológica, outra faz o acompanhamento do estoque por meio do preço das mercadorias. O importante é definir a melhor técnica para o seu estoque e permanecer com ela.


Realize controles periódicos
Com o controle periódico do estoque, não apenas a questão da validade, excesso ou falta de produtos pode ser sanada, mas também possíveis problemas e falhas de operação. Ter um ciclo de controle é fundamental para não errar na hora de verificar os produtos.

Planeje as compras com base nas movimentações anteriores
Avaliar o histórico de compras não é importante apenas para fazer uma compra mais eficiente, mas é também uma forma de saber quando um item é necessário e quando não, já que a sazonalidade pode interferir na necessidade da mercadoria. Por exemplo, comprar agasalhos no verão pode não ser uma boa opção.


Negocie com fornecedores
Na hora de fechar um negócio com um fornecedor, é preciso estar atento não apenas no preço e na qualidade dos produtos, mas também no prazo de entrega. Fornecedores ágeis e flexíveis com a entrega podem evitar que você fique sem mercadoria.


Faça queima de estoque quando necessário
É comum um comércio ter produtos que não tenham saída suficiente ou fiquem “encalhados” nas prateleiras. Para resolver este problema, uma ótima opção é fazer uma liquidação. Assim você libera espaço para produtos mais rentáveis e com maior saída.


Conte com um software
Com a tecnologia cada vez mais avançada, uma boa opção é ter um software de controle de estoque. Ele não resolverá todos os problemas, mas auxiliará no momento da compra, precificação e em questões operacionais, podendo agilizar e melhorar processos.


Com essas dicas, com certeza você conseguirá ter um controle de estoque mais eficiente em seu negócio, evitando perdas, problemas e prejuízos de médio e longo prazo. 

Quer ter ainda vantagens além do estoque, oferecendo recargas de celular e de aplicativos, serviços de pagamento de contas, revendas e muito mais? Clique aqui e conheça todas as vantagens do aplicativo Rede Celcoin!

You May Also Like

Dicas para aumentar seus ganhos e fechar acordos de sucesso

Como fazer a gestão financeira do seu pequeno negócio, mesmo com um orçamento limitado

metas SMART

Como utilizar metas SMART em sua empresa?

Por que revender serviços em seu negócio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.