Como fazer uma boa promoção de vendas no seu comércio
O primeiro princípio de uma boa promoção de vendas é que ela seja positiva para os dois lados. Tanto o cliente sai satisfeito por encontrar um preço mais baixo pelo produto, quando o comerciante vende mais daquele produto e atrai novos clientes para sua loja.
Para que isso aconteça, a promoção de vendas precisa ser bem planejada, acontecer na hora certa e da melhor forma para não trazer prejuízos. O primeiro passo é saber a diferença entre liquidação e promoção.
Qual a diferença entre liquidação e promoção?
A liquidação acontece quando a loja possui um estoque acumulado de produtos e precisa se livrar da maioria deles para dar espaço a novas linhas. Já a promoção é específica para um produto ou uma linha de produtos, assim como pode ser uma ação para a loja inteira devido à uma data específica, por exemplo.
Normalmente, em uma liquidação o objetivo principal não é ganhar mais. Já em uma promoção, esse pensamento deve ser mais estratégico para trazer lucros.
Quando fazer uma promoção?
Os momentos mais comuns para se fazer uma promoção são:
- Quando existe um produto que não está vendendo bem e que você quer trocar por outro;
- Quando acontece alguma data comemorativa que pode se relacionar à uma linha específica de produtos;
- Em datas promocionais fixas do mercado, como a Black Friday.
Em todos os casos, o melhor jeito de anunciar suas promoções é de uma forma que o cliente entenda que aquela é uma oportunidade única, que existe certa urgência para a compra, determinando uma data final para a promoção.
Tipos de promoção de vendas
Depois de escolher a data para sua promoção de vendas, é preciso entender seu objetivo para definir qual vai ser o tipo da promoção. Alguns dos principais tipos são:
- Desconto: o produto, que custa X, passa a custar Y até tal data
- Sorteio: quem comprar tal produto, concorre a determinado prêmio (de preferência algo que tenha a ver com os interesses do público)
- Concurso cultural: quem escrever o melhor texto ou tirar a melhor foto ganha o produto (aqui, você não fatura, mas promove a marca)
- Desconto cumulativo: quanto mais peças o cliente comprar, maior o desconto
- Cupom de desconto: presentear o cliente que comprou ou assinou a newsletter com desconto em uma compra
- Frete grátis: promoção comum em lojas virtuais, quando o lojista arca com os custos da entrega.
Você pode inventar outras milhares de formas de fazer sua promoção, vai de acordo com sua vontade. O principal é fazer algo que seja do interesse do seu público e que cumpra com seu objetivo (vender mais, atrair mais clientes, esgotar o estoque).
Para uma boa promoção de vendas, lembre-se de:
1. Nunca fazer promoção de desconto para um produto em lançamento, pois assim os clientes podem não querer pagar o valor real quando a promoção acabar.
2. Calcular o preço do desconto sem eliminar sua margem de lucro.
3. Ser honesto com quem está comprando, sem aumentar os preços uma semana antes de depois dizer que está em promoção pelo preço real, por exemplo.
4. Garantir o estoque de produtos para a promoção, que provavelmente vai exigir um número maior do que a demanda comum.
5. Estipular um prazo para o final da promoção de vendas, tanto para o seu benefício quanto para estimular os clientes à comprar.
Está preparado para começar suas promoções de venda? Lembre-se de sempre equilibrar os desejos do seu público com as necessidades do seu negócio e boa sorte!
Interessante.
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