Como preparar sua loja para as vendas de fim de ano
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo prevê que em dezembro deste ano ocorrerá o melhor desempenho em vendas nos últimos quatro anos, com um crescimento de 4,3% nas compras com relação à 2016. O fluxo de clientes aumenta muito no fim do ano e é preciso estar preparado para isso.
As vendas de fim de ano são o que garante uma boa base para investimentos no começo de 2018 e criam uma imagem mais forte para a marca de acordo com as ações realizadas. Sua loja já está pronta? Então veja algumas formas de se preparar.
Crie um calendário de ações
Se você ainda não preparou nada na sua loja, comece agora a planejar um calendário consistente para garantir a antecedência necessária das ações nas vendas de fim de ano. Defina por ordem cronológica o que você precisa fazer em cada campanha e atente-se para os prazos, principalmente quando é preciso contar com entregas de fornecedores e serviços terceirizados.
Invista nos produtos com maior retorno
Você sabe quais produtos mais vendem em sua loja e, desses, quais trouxeram maior retorno financeiro nos últimos meses. Utilize essas informações para criar suas campanhas e aumentar as vendas de fim de ano. Inclua também produtos que se relacionam com as datas comemorativas e que podem se destacar no período.
Tenha controle do estoque
Ter um cadastro de todos os seus produtos e sempre emitir nota fiscal logo depois da venda é essencial para o melhor controle de estoque. Isto possibilita maior segurança de que as informações estão corretas, evitando que sejam lançados dados que não representem a realidade do negócio e que erros graves aconteçam.
Para não perder oportunidades, utilize softwares de gestão para pequenos negócios a seu favor. Além de projetar uma visão panorâmica de suas vendas, eles permitem que a tomada de decisões seja otimizada por meio de minuciosos relatórios de resultados.
Utilize suas mídias para divulgação das campanhas
Em quais canais você encontra o público para qual seus produtos de campanha se destinam? Esteja presente em mídias sociais ou físicas para divulgar suas promoções e chamar a atenção de forma atrativa para suas vendas.
Prepare sua equipe para o aumento de fluxo
Não adianta ter uma loja cheia de ótimos preços e produtos, mas não ter uma equipe suficiente e capacitada para lidar com o movimento do fim de ano. Treine seus funcionários para lidar com o alto fluxo e, se preciso, contrate mais colaboradores para passar as vendas de fim de ano com um atendimento de qualidade.
Fidelize clientes
O fim de ano é a época ideal para fidelizar clientes, seja com vale presentes, programas de fidelidade ou oferecendo outros benefícios. Aproveite para mostrar o quanto você se importa com cada pessoa que passa por sua loja e eles lembraram de você o ano todo.
Se no momento da compra seu público encontra dificuldades, como lentidão para efetuar o pagamento e receber seu comprovante fiscal, falta do produto no estoque, mal atendimento ou mercadorias trocadas, você perde esse e muitos outros clientes que poderiam passar uma boa experiência em seu negócio adiante. Não corra esse risco e faça das vendas de fim de ano o seu impulso para um ano ainda mais lucrativo!