Venda mais no início do ano com essas dicas
No fim do ano todo o comércio se aquece de um jeito bonito de ver: o quadro de funcionário aumenta, as lojas ficam abertas até mais tarde, promoções estão por todos os cantos. Depois de passada a onda dos feriados de fim de ano é que o negócio aperta.
O começo de ano é um dos períodos mais difíceis para as vendas. Entretanto, é importantíssimo começar o ano com um aumento no faturamento para arcar com as despesas e investir na melhoria de seu serviço. Para que você venda mais no início do ano e se prepare para os próximos meses, aqui vão algumas dicas.
Invista no atendimento
Sua equipe precisa estar ainda mais preparada para o começo de ano. Um bom atendimento é o que faz seus clientes voltarem depois do natal. Prepare seu time para responder perguntas que possam aparecer sobre os produtos já comprados durante a época de fim de ano de forma que incentivem o cliente a confiar na sua marca.
Um treinamento básico de relacionamento, que faça todos do time entenderem como deve ser o padrão de qualidade do atendimento, já é o suficiente para você perceber a diferença no número de vendas no começo do ano.
Anuncie e seja visto
Com diversas contas chegando – IPVA, IPTU, material escolar, matrículas – é muito provável que seus clientes não estejam tão inclinados à comprar. Aproveite a necessidade de queimar estoques para renovar os produtos no começo do ano e anuncie suas ofertas com impacto.
É preciso ser visto no começo do ano para vencer a concorrência. Utilize todos os seus canais de venda disponíveis para anunciar e abuse das vantagens do digital para expor seus produtos. Se você está no ramo de materiais escolares, é ainda mais importante mostrar que sua loja tem o que as pessoas precisam. Se não, se aproveite dos produtos de desejo mais vendidos no ano anterior para suas campanhas.
Use o clima de férias como estratégia
No início do ano, a maioria das pessoas está planejando suas férias e tendo que cuidar de um monte de coisas para ficar tranquilo durante alguns dias. Aproveite esse clima em suas campanhas, trazendo a mesma sensação para as suas vendas e destacando produtos ou serviços que auxiliem nessa preparação.
Consiga contatos
Sabe aqueles seus clientes fiéis, que você cumprimenta pelo nome quando chega na sua loja? Aproveite esse período de começo do ano para saber mais do que o nome. Crie uma campanha digital para conseguir o e-mail ou número de telefone de clientes fidelizados para facilitar os próximos contatos.
Com essas informações, você pode mandar mensagens para o celular avisando exclusivamente para essas pessoas do lançamento de novos produtos ou de promoções que surgirem nos próximos meses. Assim, você transforma seus clientes em promotores de sua marca.
Planeje suas próximas ações
O melhor jeito de ganhar o ano todo é com um planejamento estratégico de ações desde os primeiros meses. Se você já deixou tudo certo para não ter uma queda em vendas no começo do ano, reúna sua equipe e comece a organizar as próximas datas de aquecimento do comércio.