5 investimentos que valem a pena para o comércio
O mercado do comércio é uma contínua guerra de preços, com margens de lucro baixas e muitas opções de compra que impactam o seu cliente de diferentes maneiras: seja pelo seu concorrente direto, pela lojinha ao lado ou pelas infinitas possibilidades que uma busca no Google abre.
Apesar de parecer que é necessário realizar grandes ações e estar atualizado nas inovações constantes do setor, algumas vezes investimentos simples são a melhor coisa que você pode fazer por sua loja física. A seguir estão cinco investimentos que fazem toda a diferença para se destacar no comércio e que não são nada impossíveis.
Treinamento da equipe de atendimento
Por mais repetitivo que pareça, é preciso reforçar: quem tem o primeiro contato com seus clientes é sua equipe de atendimento e a primeira impressão conta sim. Investir em um treinamento da equipe para oferecer um atendimento personalizado, padronizado e constante aos seus clientes vai fazer toda a diferença e isso é garantido.
Esse deveria ser um dos primeiros cuidados de qualquer loja e continua fundamental para manter um negócio sustentável e fidelizar o público.
Ter um ambiente confortável e característico
Como seu público se sente ao entrar em sua loja? Será que seu ambiente atual é realmente aquilo que eles estão procurando? É preciso compreender seu público para oferecer um ambiente confortável para suas necessidades.
Para além disso, é fundamental imprimir a identidade de seu negócio em todo o local de trabalho, tornando-o característico e cheio de identidade. Um lugar comum, como todos os outros, não é lembrado. Insira aspectos únicos, ainda que simples, e você vai notar a diferença.
Montar uma fachada atraente
De nada adianta ter milhares de produtos ótimos se eles não são bem exibidos em uma fachada atraente e com coerência. Aproveite todo o potencial de ter uma loja física para ser visto. Chame a atenção com sua fachada e prefira colocar nela produtos de maior saída, que vão capturar seu público para olhar mais itens lá dentro
Oferecer várias opções de pagamento
Quantas vezes você já perdeu uma venda porque não possuía máquina de cartão, não passava no crédito ou não permitia o parcelamento de algum item? Oferecer diversas opções de pagamento é uma das características que mais atraem o cliente para comprar mais em sua loja e levar mais produtos de uma só vez.
Criar um programa de fidelidade
Conseguir novos clientes é muito mais difícil do que vender para quem já comprou de você. Mas para voltarem a comprar em sua loja, é preciso combinar todos os fatores anteriores à um programa de fidelidade que mostre o quanto seus clientes são importantes para você, com vantagens reais.
Pode ser cupons de desconto, promoções exclusivas, descontos no segundo produto, cartão com vantagens específicas. Escolha o que cabe melhor para a sua loja e deixe seu público saber o quanto você o valoriza.