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Comece o ano fortalecendo suas oportunidades de negócio

O segredo do sucesso de bons empreendedores, na grande maioria das vezes, está em como ele constrói e mantém relacionamentos. Você provavelmente já passou pela experiência de ser indicado por alguém para uma vaga e ter grande vantagem por conta disso. Isso também acontece do outro lado: oportunidades de negócio surgem quando você faz um trabalho bem feito e é indicado.

Fortalecer relações é criar oportunidades de negócio, e essa é uma das primeiras ações que você deve planejar para seu começo de ano. Quando um ciclo se fecha, é importante mostrar que você ainda está lá para as experiências de um novo ano, que a parceria continua firme. Aqui vão algumas dicas para fazer isso.

Conheça suas parcerias de negócio

Fazer parcerias de negócio, em partes, é como fazer amigos. Com o tempo você acaba conhecendo quem eles são, o que precisam e desejam, para que você possa oferecer exatamente isso á eles e receber o mesmo em troca.

Mostrar que você sabe com quem está conversando, que entende suas necessidades e que, sempre que possível, ajudará a encontrar soluções, fortalece relações de confiança para que o mesmo seja feito quando sua empresa estiver precisando.

Promova uma comunicação constante com stakeholders

Como você tem se comunicado com seus stakeholders? A troca só se dá quando vocês precisam um do outro? Procure manter uma comunicação constante com suas parcerias, até mesmo quando não se trata de fechar negócio.

Envie notificações sobre as novidades da sua empresa, sobre informações do mercado e resultados das parcerias anteriores. Não deixe que o contato se perca com o tempo, mesmo com aqueles que você não tem precisado falar recentemente.

Crie um canal de comunicação aberto

De nada adianta apontar críticas aos seus parceiros se você não permite que eles apontem críticas sobre você. Crie um canal de comunicação aberto com suas oportunidades de negócio e aproveite o começo do ano para recolher feedbacks das ações do ano anterior.

Encaminhe um formulário para seus parceiros para a avaliação dos últimos negócios realizados juntos e veja em que você pode aperfeiçoar sua empresa para esse próximo ciclo.

Seja transparente em suas ações

Muitas vezes, o que danifica as relações é a falta de informações trocadas entre as duas partes. Procure ser sempre transparente em suas ações, enviando um plano estratégico com cada passo detalhado das negociações feitas e do que foi combinado. Lembre-se de apontar prazos e resultados.

Criar uma relação de ganha-ganha, tão falada no mundo dos negócios, é fazer com que todos saiam em vantagem na parceria. E isso é tão essencial quanto ter um produto de qualidade ou habilidades técnicas para seu negócio.

 

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