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Como vender mais guiando emoções do público

Para promover marcas, produtos ou serviços, é preciso saber o papel que a psicologia desempenha no processo de compra. Isso já é do conhecimento de profissionais de marketing que atuam no setor há um certo tempo, mas ainda não é foco de muitos empreendedores por aí.

As pessoas se comportam de certas maneiras quando suas emoções são acionadas, podemos perceber isso em nossas próprias vidas. A forma como abrimos a boca quando estamos surpresas ou levantamos os braços quando estamos felizes são manifestações disso. Se movemos o nosso corpo todo como consequência de uma emoção, imagina o que não fazemos com nossa mente.

Entender como despertar essas emoções em favor de seus negócios é fundamental para saber como vender mais. Aqui vão algumas formas de impulsionar essa sensações em seu público.

Aproveite o medo de perder

O FOMO ou Fear of Missing Out (medo de perder) já é diagnosticado como um problema sério entre as pessoas hoje em dia. Estar sempre com a sensação de que algo de muito importante está acontecendo e não estamos lá para ver é uma forte emoção que pode nos levar a ação.

Utilizar a urgência em campanhas é uma das melhores formas de despertar essa necessidade de estar lá e cumprir com o que tem tempo para acabar. Rodar uma campanha por apenas seis horas ou até urgências em forma de acontecimentos, como “o inverno está chegando” é um bom gatilho para a venda.

Vença pela ganância

As pessoas são naturalmente gananciosas. É fácil perceber isso quando uma grande oferta aparece e uma fila gigante se forma em frente das lojas. Isso fica ainda mais claro quando um item é oferecido gratuitamente, mesmo que não seja algo realmente necessário, gera um movimento espontâneo de possuir a vantagem.

As campanhas de “compre um e leve dois” são grandes beneficiadas por esse senso de ganância e desejo de aproveitar as vantagens acima de tudo. Outras estratégias podem ser o oferecimento de um brinde ou benefícios para a próxima compra.

Construa confiança

Se existe uma coisa que nos faz voltar para qualquer pessoa, lugar ou marca é a confiança. Quando depositamos confiança em algo, costumamos duvidar muito pouco das condições para continuarmos comprando.

Crie programas de fidelidade e ofereça condições especiais para seus clientes frequentes. Clientes leais são melhores compradores, além de se tornarem promotores de sua marca, indicando para outras pessoas.

Crie um senso de pertencimento

Quando você une propósitos com comunidades verdadeiramente unidas, a força das ações se torna ainda mais surpreendente. Pertencer à algum lugar é maravilhoso e isso também se reflete no reconhecimento com marcas.

Estabeleça uma comunicação com seus clientes que una todo o público em torno de um bem comum, de um mesmo desejo. Descubra qual é essa motivação que gera ação e crie campanhas em torno disso. Essa talvez seja a mais poderosa ferramenta emocional para a venda.

Emoções são poderosas e estimulá-las pelo bem de suas vendas é fundamental. Elimine frustrações do seu processo de compra e incentive o desejo a partir das sensações. Nesse caminho, fica muito mais fácil vender mais.

 

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