Como melhorar o design de produto para vender mais?
O design do produto é muito parecido com arte. Criatividade e visão se unem para produzir algo novo, atraente e ousado. Mas os designers de produtos têm um conjunto diferente de desafios do que o artista.
Os designers de produto precisam criar com os usuários em mente. Suas criações precisam ser úteis. Eles precisam ser aceitos nas casas dos consumidores onde, em vez de serem montados na parede, eles vão para a pia do banheiro ou para o armário da cozinha.
O design de produto é desafiador. A maioria das pessoas não são designers de produtos, mas são suas necessidades que precisam ser consideradas. Essa não é uma tarefa pequena, pois as pessoas nem sempre sabem quais são suas necessidades. Para facilitar, seguem 10 dicas de design de produto úteis para melhorar suas vendas.
1. Tem que ser útil
Pode parecer óbvio, mas é muito importante ter isso em mente. O produto em si já deve ser útil, mas a utilidade não se aplica apenas ao produto em si. Você deve aplicar o requisito de utilidade a todos os aspectos do design.
Todos os componentes do design devem servir a um propósito. Se não houver um motivo para determinado produto ter a forma oval, é melhor repensá-la. Você está projetando para os outros, então qualquer aspecto do seu design que não seja obviamente útil é apenas mais uma coisa que pode atrapalhar ou prejudicar a experiência do usuário com o produto.
2. Função sobre recursos
Mesmo que um elemento do design seja útil, ele ainda pode atrapalhar. A tentação nos leva sempre a incluir coisas demais. Muitos recursos, muitas notas, muitas cores, muitas palavras. Às vezes, é mais fácil adicionar componentes do que removê-los.
Entretanto, você precisa se concentrar na função sobre os recursos. É fácil para um ótimo produto se atolar com muitas funções, mas às vezes as pessoas não querem um dispositivo inteligente, elas querem algo que simplesmente funcione. Quanto mais recursos houver, menos intuitivo e simples será o produto. Às vezes, uma chave de fenda é melhor que um canivete suíço.
Pense no propósito do seu produto. Qual é a sua declaração de missão? Qual é o seu objetivo principal? Inspire-se em produtos simples que geraram milhões e siga em frente.
3. Permaneça focalizado
O objetivo é que seu produto se torne popular para que as pessoas o comprem. Isso significa que terá que sobreviver em um ambiente de mercado competitivo. É muito raro que um produto tenha sucesso como um todo. Para encurralar um nicho de mercado, você quer se concentrar em uma única necessidade do consumidor e oferecer a melhor maneira para os consumidores ficarem satisfeitos.
Não tente criar um produto que possa fazer tudo. Projete um produto que pode fazer uma coisa melhor do que qualquer outro.
4. Resolva problemas do mundo real
Todo produto de sucesso era popular porque resolveu um problema existente. Se o seu produto não está resolvendo um problema, então ele se torna obsoleto. O problema tem que ser um problema existente, tem que corresponder a uma necessidade que já é sentida.
É muito mais difícil convencer as pessoas de que eles têm um problema que eles não sabiam que tinham, do que oferecer uma solução para um problema que já conhecem. Os profissionais de marketing e designers de produtos às vezes tentam enquadrar problemas que não são realmente problemas, mas, a menos que os consumidores concordem sobre o que eles acham que são seus problemas, será difícil ganhar força com eles.
O processo de design de produto deve começar com um problema específico do mundo real em mente e deve se expandir a partir daí com o objetivo de abordá-lo.
5. A estética é importante
Já falamos um pouco sobre a importância da funcionalidade e praticidade. Mas não nos deixemos levar pensando que desempenho é tudo que importa. A aparência de um produto de consumo é tão central para um bom design quanto uma funcionalidade.
Isso é tão verdadeiro para software e produtos digitais quanto para hardware e bens tangíveis. Esta é uma das áreas em que os designers industriais mostram seu valor. Para a maioria dos produtos de consumo, a simplicidade é um ativo. A elegância tende a superar a ostentação.
O produto precisa ter boa aparência, ao mesmo tempo em que se encaixa no restante da casa do comprador. A maioria dos produtos não quer atrair toda a atenção da sala. Por outro lado, às vezes eles fazem isso. Entenda seu mercado.
6. Atenção aos detalhes
Pequenas coisas importam. Ajuste, forma, polimento: enquanto essas coisas podem não saltar imediatamente aos olhos das pessoas, o efeito cumulativo de muitas imperfeições pode fazer toda a diferença.
Obter os detalhes certos pode realmente impressionar os consumidores, especialmente na era da produção em massa e dos bens descartáveis ?. Trate todos os componentes do seu produto com respeito. Se você tem um olho para os detalhes, os compradores notarão.
7. Bons projetos são simples
Os usuários precisam entender rapidamente e intuitivamente como um produto deve funcionar. Você não pode garantir que eles sempre usarão dessa maneira, mas você precisa ter certeza de que seu produto não é complicado de usar.
Os usuários ficarão rapidamente frustrados e desinteressados ??em qualquer produto que não funcione para eles. Eles não hesitarão em mudar para um produto que funcione. Sempre tente ver seu produto da perspectiva de alguém que nunca tenha interagido com ele antes. Como isso poderia ser mal utilizado? O que pode ser confuso? Não assuma que algo é óbvio só porque é óbvio para você.
8. Seja inovador
Muito poucos produtos oferecem algo que é totalmente novo e totalmente revolucionário. A realidade é que a maioria das novas invenções e produtos são melhorias em um método já existente. Para qualquer um estar interessado em seu produto, ele tem que ser inovador e tem que ser inovador de uma forma que se conecte com os consumidores.
9. Design para longevidade
Um bom design é atemporal. Se você projetar bem o seu produto, ele superará o teste do tempo. Produtos de longa duração são mais valiosos para os consumidores, melhores para o planeta e são um testemunho das habilidades do criador.
Pense em todos os grandes itens antigos que você tem em sua casa ou cresceu com. Essas coisas ainda estão conosco hoje porque as pessoas que os projetaram construíram para durar. Um bom design nunca sai de moda.
10. O bom design de produto leva tempo e dedicação
Ao trabalhar no seu design, é importante lembrar que as fases finais do processo de design podem ocupar a maior parte do seu tempo e esforço. Levar o produto de quase pronto para totalmente concluído pode ser apenas 10% do design, mas pode levar 50% de sua energia. Mas esse investimento de tempo e energia no final do jogo vale a pena. Estes são os detalhes que fazem a diferença entre um produto bom e um excepcional.
É aqui que você trabalha com os detalhes críticos e dá os retoques finais que irão diferenciar seu produto da concorrência para vender mais.