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Como ser um empreendedor criativo?

Embora viver de empreendimentos artísticos não seja uma coisa nova, o conceito e crescimento do empreendedor criativo definitivamente é. A Internet, em particular, criou os recursos e oportunidades para as pessoas utilizarem seus conhecimentos e habilidades inatas para ganhar a vida.

Se você deseja criar um negócio em torno de seu talento e se juntar às fileiras do crescente número de empreendedores criativos, veja o que você precisa saber e fazer.

O que é um empreendedor criativo?

A princípio, você pode pensar que um empreendedor criativo é alguém que vive de seus empreendimentos criativos, como artistas ou fotógrafos. Embora esses tipos de empreendedores certamente caiam na categoria, os artistas não são os únicos empreendedores criativos.

Um empreendedor criativo é alguém que usa seu conhecimento ou habilidades criativas e intelectuais para ganhar a vida, geralmente em um negócio ou como freelancer. Isso difere do empreendedorismo tradicional que se concentra principalmente na fabricação e produtos industriais.

Quem são alguns empreendedores criativos famosos?

A história, especialmente no século XX, está repleta de pessoas que transformaram seu conhecimento e criatividade em um negócio próspero. Muitos deles começaram seus negócios em casa.

Walt Disney

Walt tem muitas ótimas citações, mas uma que resume o empreendedorismo criativo é: “Só espero que nunca percamos de vista uma coisa – que tudo foi iniciado por um rato”. Dos filmes aos parques temáticos, ao Mickey Mouse e os produtos da Disney, tudo isso veio da criação de Mickey em uma viagem de trem de Nova York, depois que ele perdeu os direitos sobre seu desenho mais lucrativo.

Walt usou sua imaginação e arte para construir um império que começou com um rato de desenho animado.

Thomas Edison

Todos os inventores capazes de capitalizar suas invenções e idéias podem ser considerados empreendedores criativos. Isso inclui Nikola Tesla, Alexander Graham Bell e ainda mais inventores modernos, como Joy Mangano, que começou seu império com um esfregão auto-suficiente.

Embora esses inventores possam ter criado produtos que foram produzidos em massa, seus negócios foram construídos com base em idéias. Um dos mais famosos e prolíficos desses inventores é Thomas Edison, que inventou as imagens em movimento, a luz elétrica e muito mais. Ele tinha 1.093 patentes para suas idéias e invenções apenas nos Estados Unidos.

Steve Jobs

A maioria das pessoas não equaciona arte e programação de computadores, mas a maioria das pessoas não é Steve Jobs. Juntamente com Steve Wozniak, Job desenvolveu tecnologia que era acessível às pessoas comuns, mas ele também considerou a estética dos dispositivos que ele criou.

Sua criatividade era verdadeiramente única em sua capacidade de desenvolver produtos e serviços que as pessoas não sabiam que precisavam, como a capacidade de transportar milhares de músicas em um dispositivo minúsculo ou transformar um telefone portátil em um computador e um centro de entretenimento.

Embora você já tenha ouvido falar dos empreendedores criativos listados acima, hoje existem milhões de pessoas que nunca ouviram falar sobre quem está transformando seus talentos em negócios prósperos. Essas pessoas são blogueiros, vendedores, YouTubers, freelancers e muito mais.

A marca registrada de um empreendimento criativo é que você aproveita seus ativos intelectuais ou criativos para ganhar dinheiro. Existem centenas de maneiras diferentes de fazer isso, dependendo de suas habilidades, conhecimento e criatividade.

Como se tornar um empreendedor criativo

Hoje, é mais fácil e mais acessível do que nunca transformar seus conhecimentos e talentos em renda. Há muitas boas razões para se tornar um empreendedor criativo, incluindo:

  • Ser pago para fazer algo que você ama
  • Controlar seu trabalho
  • Flexibilidade
  • Projetando uma carreira que se adapte às suas metas de estilo de vida

Se você decidiu transformar seus ativos intelectuais e criativos em receita, veja como começar:

Descubra o que você pode oferecer.

Faça uma lista de coisas que você conhece, ama e faz, como rabiscar, cantar, tocar um instrumento etc. Lembre-se, sua ideia não precisa ser artística para ser considerada criativa. Só precisa tocar em sua base de conhecimento ou conjunto de habilidades.

Determine como seu conhecimento ou habilidade pode ganhar dinheiro.

Você pode criar algo para vender? Você pode se tornar freelancer com seu talento? Você pode ensinar ou informar as pessoas sobre isso (por exemplo, blogs, produtos de informação, curso on-line, etc.)? Você pode ter várias ideias que tem maneiras de ganhar dinheiro, mas, para começar, escolha uma e concentre-se nisso até que ela esteja funcionando.

Pesquise a sua ideia para se certificar de que existe um mercado que vai querer o que você tem a oferecer.

Sabonetes podem ser sua paixão, mas se não houver ninguém que queira comprar eles ou aprender sobre isso não será um negócio viável. Na pesquisa de mercado, você quer descobrir se há pessoas que estão prontas, dispostas e capazes de comprar, bem como determinar quem são essas pessoas (demografia, desejos, necessidades, interesses, etc.).

Escreva um plano de negócios.

Se sua ideia for viável, é hora de começar a planejar e implementar sua empresa. Isso começa com um plano de negócios que descreve o que sua empresa oferecerá, o que é único sobre sua empresa, como sua empresa beneficiará clientes, o que você cobrará, sua situação financeira atual e prevista, seu mercado-alvo e muito mais.

Crie sua estrutura de negócios.

Muitos empreendedores criativos iniciantes começam como uma empresa individual, que é rápida e fácil. No entanto, se você mantiver o seu negócio, você deve considerar a criação de uma CNPJ própria para a empresa, que não é tão difícil de fazer e oferece alguma proteção e benefícios.

Proteja seus ativos de criativos.

Se você está criando algo, considere proteger sua propriedade intelectual contra ladrões. Existem três tipos de proteção, dependendo do que você cria: 1) Patente de invenções, desenhos ou fórmulas, 2) Direitos autorais para trabalhos criados, tais como escrita e arte, e 3) Marca geralmente para um nome, logotipo ou slogan.

Configure seu sistema de distribuição.

Em seu plano de negócios, você deve ter descrito como você entregará seus produtos ou serviços. Se você está terceirizando seus serviços, você os comercializará por meio de sites freelancers ou por meio de seu próprio website? Tudo o que você decidir, agora é a hora de organizar.

Comercialize o seu negócio.

Depois que tiver tudo pronto, é hora de informar seu mercado sobre isso. O marketing é um lugar onde muitos empreendedores criativos lutam, e ainda assim, sua criatividade e engenhosidade podem ser uma vantagem. As principais coisas a lembrar em marketing são 1) Quem é o seu mercado-alvo? 2) Onde eles podem ser encontrados (o que eles lêem on-line, quais sites fazem a visita, onde eles se reúnem on-line e off-line, etc.)? e 3) Como você pode colocar suas informações na frente delas para que elas queiram saber mais sobre você (artigos, anúncios, vídeos, mídias sociais, etc.)?

 

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