6 dicas de comunicação e vendas para aplicar em sua empresa
Muita gente ainda subestima o poder da comunicação para se alcançar o sucesso, ou deixa este aspecto como segundo plano e quase sem investimentos, esperando obter um resultado positivo. A grande questão é que a comunicação é, realmente, a única forma de alavancar as vendas, sem truques ou fórmulas, mas com técnicas e esforço. Por isso, para te ajudar a investir corretamente, preparamos 7 dicas sobre venda e comunicação que vão ajudar você a alcançar seus objetivos e atingir o resultado esperado.
Seja diferente
Para ingressar e ter sucesso em determinado nicho de mercado, primeiro é preciso ter em mente que a sua empresa está inserida em um cenário cheio de produtos e serviços iguais aos seus e que existem pessoas entregando o mesmo que você. Portanto, é preciso tornar a sua mensagem única e inesquecível e você pode fazer isso utilizando técnicas inovadoras de aproximação, alguma técnica de venda ou de mercado que possa ser um diferencial, ou qualquer outra habilidade que te destaque dos demais concorrentes.
Faça muitos contatos
A palavra de ordem da vez é networking, ou seja, é construir uma rede de contatos profissionais para trocar experiências, informações e estabelecer relacionamentos positivos que ajudem você e seu negócio. Para quem é vendedor ou proprietário de uma empresa, quanto maior for o seu networking, maiores são as opções, opiniões e oportunidades disponíveis para você aprender mais e investir corretamente no seu empreendimento. Com esta gama maior de contatos, você ainda pode garantir novas ideias e conhecer bem o seu público.
Invista na prospecção de clientes
Um ponto chave e muito importante para qualquer empreendedor é investir em prospecção para encontrar os clientes certos. Como o cliente ideal não está em qualquer lugar, é preciso saber como e onde encontrá-lo. Uma dica para você saber por onde começar é separar os seus cinco ou dez melhores clientes e traçar um perfil deles que pode incluir características físicas, psicológicas, de compra ou comportamento, por exemplo. Assim, você consegue desenvolver o tipo de cliente perfeito para o seu negócio, tornando mais prático e rápido o caminho para encontra-lo.
Busque se aprimorar
Uma coisa é certa: independente de você ter um ou vinte anos de experiência no mercado, é sempre tempo de aprender coisas diferentes sobre sua profissão, já que as novidades surgem o tempo todo. Não existe um ponto na sua carreira onde você vai deixar de buscar por conhecimento e experiência, e, por isso, é preciso estar aberto para o que vem e aproveitar para se tornar um profissional atualizado e melhor. Ter conhecimento é ter confiança, credibilidade e poder.
Seja direto e sucinto
Vender é comunicar e isso significa que quanto mais direto e sucinto você for, maiores são as suas chances de atingir os objetivos. Uma dica é você começar sua venda apresentando uma descrição breve, por exemplo, dez palavras, daquilo que você faz, vende e é. Ir direto ao ponto pode ser difícil no começo, mas isso se torna mais fácil com o tempo e ainda pode te ajudar a aprimorar cada vez mais o seu negócio e a sua forma de vende-lo para o seu público-alvo.
Seja a sua melhor versão
Todo mundo possui defeitos e falhas, como dificuldades para falar em público ou gesticular muito com as mãos, por exemplo, e isso deve ficar longe dos seus clientes. No momento da venda e atendimento, você deve trabalhar com a sua melhor versão, sendo limpo, organizado, calmo, ou seja, a sua versão mais perfeita. Estes aspectos transformam a sua imagem na mente do cliente e ele passa a creditar que está lidando com alguém confiável.