Instagram para pequenos negócios: 8 dicas para criar sua conta
Você sabia que o Instagram tem mais de 1 bilhão de usuários e que destes, 25 milhões são contas de empresa? Isso significa duas coisas: primeiro, que o seu público com certeza estará nesta rede social; e segundo, que o seu negócio também precisará estar! Pensando nisso, preparamos 8 dicas valiosas de Instagram para pequenos negócios para você criar sua conta hoje mesmo e alavancar sua empresa.
1. Tenha um objetivo bem definido
A primeira dica para criar um Instagram para pequenos negócios é estabelecer o objetivo que você pretende atingir com sua conta. Você pode querer divulgar melhor sua marca, aumentar as vendas, obter mais clientes ou promover um engajamento maior com a sua marca, por exemplo. O importante é definir o seu objetivo para ter uma orientação ao definir suas estratégias de marketing.
2. Crie um perfil atrativo e completo
Contas de Instagram para pequenos negócios precisam ser atrativos e completos! Pense que você precisa chamar a atenção do público e criar nele a vontade de acompanhar sua marca. Lembre-se de ter uma foto de perfil e posts bonitos, coloque um texto criativo e profissional na sua biografia e não esqueça de disponibilizar seu site ou link para as pessoas clicarem.
3. Defina seu público
Antes de criar conteúdos para o seu Instagram, é preciso primeiro definir o seu público. Este passo é importante porque, criando um perfil ideal de cliente, você consegue definir melhor quais assuntos podem atrair mais os usuários. Deste modo, você tem mais chances de atingir o seu objetivo e garantir bons resultados, já que conversará da forma certa com as pessoas certas.
4. Use hashtags
As hashtags são excelentes aliadas das contas de Instagram para pequenos negócios. Isso porque elas aumentam as chances de o seu conteúdo ser visto por mais gente no recurso Explorar. Além disso, o Instagram foi criado para conectar pessoas com mesmo interesse e, utilizando as hashtags, suas postagens serão recomendadas para usuários que possam se atrair pelo seu negócio.
5. Incentive o engajamento nas postagens
Além de fazer as postagens, para aumentar as chances de sucesso do Instagram para pequenos negócios é preciso incentivar o engajamento do público. Essa é uma estratégia que funciona e pode criar clientes fiéis. Por isso, incentive as pessoas a comentarem, curtirem e compartilharem seu conteúdo. Além disso, não esqueça de responder os usuários, o Instagram valoriza marcas que se envolvem bem com os clientes.
6. Publique com frequência
Para aumentar a visibilidades das contas de Instagram para pequenos negócios é preciso publicar conteúdos com frequência. Isso deve ser feito porque o Instagram não analisa apenas o engajamento dos posts, mas também a frequência com que são publicados. Com isso você também aumenta as chances de sua conta ser encontrada pelos seus clientes.
7. Fique atendo aos resultados
Para a que sua conta de Instagram para pequenos negócios chegue no objetivo que você deseja, é preciso acompanhar os resultados dos posts. O acompanhamento dos resultados irá te indicar quais posts são os mais e os menos interessantes para o seu público. Assim, você saberá melhor qual em qual conteúdo planejado investir e qual deixar de lado.
8. Analise os resultados
Além de acompanhar seus resultados das suas postagens é preciso também os analisar. Essa etapa irá te ajudar a melhorar suas estratégias de marketing e alcançar mais rápido seus objetivos. E para isso é preciso saber quais são suas principais postagens, o alcance delas e o engajamento. E para ter estes dados, basta você acessar o menu de sua conta e ir em informações. Com isso você terá uma noção melhor do que melhorar e o que manter no seu perfil.