Facebook para pequenas empresas: 7 dicas para otimizar sua página
O Facebook é a rede social mais utilizada no Brasil e no mundo. São mais de 2,2 bilhões de usuários conectados à esta rede, sendo que destes, 129 milhões são brasileiros. Isso significa que ter uma página no Facebook é fundamental para qualquer empresa, principalmente as pequenas que podem utilizar este canal para ganhar reconhecimento, interagir com os clientes e crescer. Pensando nisso, separamos 7 dicas para otimizar as páginas no Facebook para pequenas empresas. Confira:
Aposte na simplicidade
Na hora de criar sua página no Facebook para pequenas empresas o importante apostar no simples. Isso significa que você não precisa investir dinheiro ou contratar alguém especialista para cuidar da sua página logo no início. Crie uma página com informações básicas, mantenha seus contatos atualizados e publique conteúdos importantes e relevantes para os seus clientes. Assim você terá seguidores fiéis que ajudarão a alavancar sua empresa através do engajamento.
Ofereça informações relevantes
Para que a sua página no Facebook para pequenas empresas seja interessante para os usuários e, principalmente, para quem você quer como cliente, é preciso oferecer informações relevantes. Para começar, preencha os campos de informação da sua fanpage e mantenha tudo atualizado, porque o cliente precisa encontrar os dados sobre o seu negócio com facilidade. E para manter a página, trabalhe conteúdos informativos e importantes para o seu público.
Cuidado com o excesso de propaganda
Ao criar uma página no Facebook para pequenas empresas, muitos empreendedores querem colocar preços e promoções de uma vez e o tempo todo, acreditando que esta é a melhor forma de crescer. Porém, o excesso de propaganda pode afastar o público, já que ninguém gosta de ver publicidade o tempo inteiro. Por isso, o importante para ter sucesso é oferecer conteúdo interessante ao cliente e não apenas as suas ofertas!
Utiliza textos curtos
Um texto bem escrito é essencial para o sucesso de qualquer página do Facebook para pequenas empresas. Porém, o excesso de conteúdo escrito pode atrapalhar o seu negócio. Isso porque, nas redes sociais, as pessoas querem um conteúdo fácil e rápido de ler, e se você utilizar textos muito longos, seus clientes podem desistir da leitura e simplesmente te ignorar. Por isso, utilize descrições curtas e dê preferência para imagens e vídeos.
Interaja com o público
O objetivo do Facebook é fazer com que as pessoas interajam. Logo, promover a interação com o público é o que a sua empresa deve fazer! Se você conversar com o seu público e estabelecer uma relação com ele, o engajamento e o alcance irão aumentar, além de você conseguir conquistar seguidores e clientes fiéis. Por isso, curta e responda os comentários, curta os check-ins e agradeça e responda as mensagens. Assim os usuários saberão que você está lá para ajudá-los e terão mais confiança na sua marca.
Utilize estratégias de SEO
O SEO é uma estratégia utilizada para que um site ganhe destaque no o Google. E aplicar esta estratégia em páginas do Facebook para pequenas empresas é fundamental para alcanças cada vez mais pessoas. Para fazer isso, você precisa utilizar palavras-chave em suas publicações – mas de forma sutil, sem repetir muito! Por exemplo: se eu tenho uma sapataria, posso utilizar com certa frequência os termos “sapataria” e “loja de sapatos”.
Impulsione os melhores posts
Uma ferramenta que toda página precisa utilizar é o impulsionamento de postagens. Afinal, quando você impulsiona um post ele atinge muito mais usuários e aumenta a sua visibilidade. Por isso, procure impulsionar conteúdos que você considera que trazem mais resultados ou causem um maior engajamento dos usuários, e utilize a segmentação de público para atingir o público certo.