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Marketing boca a boca: saiba como utilizar

Quantas vezes você já ouviu a indicação de um amigo sobre uma empresa ou indicou um estabelecimento para alguém? Essa pequena conversa está ligada ao Marketing Boca a Boca, ações da empresa que motivam o cliente a falar de sua marca, produtos ou serviços de maneira espontânea. Este tipo de marketing acontece o tempo todo, em todo o lugar e é uma excelente maneira de atrair consumidores.

Qual a importância do Marketing Boca a Boca?

A estratégia do Marketing Boca a Boca é uma ferramenta que garante uma divulgação espontânea e natural do seu negócio. Principalmente com as redes sociais, hoje a recomendação de um cliente pode chegar a centenas ou milhares de pessoas. Por isso, a experiência que ele tem com a sua marca precisa ser positiva. Com esta ferramenta, você fica à frente dos concorrentes e tem uma divulgação sem investir financeiramente.

Como utilizar esta estratégia?

Deixe o cliente satisfeito

O primeiro passo para garantir que o Marketing Boca a Boca seja eficiente para o seu negócio é deixar o cliente satisfeito. Isso porque as pessoas só recomendam o que gostam e um cliente satisfeito é a melhor vitrine para a sua empresa. Por isso, mostre para o seu consumidor que você se preocupa com ele, que ele merece sua atenção e que está disposto a ajudá-lo e a resolver seus problemas.

Surpreenda

Surpreender o cliente está entre as melhores maneiras de garantir um Marketing Boca a Boca eficiente. Isso acontece porque as pessoas gostam de ser surpreendidas, seja recebendo um excelente atendimento, ganhando um brinde ou um agradecimento inesperado. Além disso, as pessoas também gostam de falar sobre o que acontece com elas. Assim, entregar algo a mais e encantar o seu consumidor serão incentivos suficientes para que ele recomende a sua empresa aos amigos e familiares.

Seja criativo e diferente

Quando uma empresa oferece algo novo e diferente dos concorrentes, ela será facilmente lembrada pelas pessoas. E esta é uma excelente maneira de incentivar o Marketing Boca a Boca entre o seu público. Se o seu negócio se destacar por oferecer um produto original, um serviço mais em conta ou um atendimento personalizado, por exemplo, isso já será motivo para os seus clientes comentarem. Faça algo diferente para o seu consumidor te recomendar!

Seja uma referência

Uma coisa é certa: quando uma empresa se torna líder ou uma ótima referência no que faz, o Marketing Boca a Boca surge de forma natural. Para isso, é necessário fazer certo esforço, porém, ao longo do tempo, os benefícios irão compensar. Uma dica para que isso aconteça é transmitir confiança para o seu cliente, mostrar que você entende do assunto e saberá como ajudá-lo. Quando isso acontecer, você será facilmente lembrado.

Seja transparente

Um fator muito importante para determinar que o Marketing Boca a Boca aconteça, é mostrar que a sua empresa tem transparência. Isso porque as pessoas irão confiar e valorizar negócios que transmitem segurança. Afinal, elas não irão recomendar às pessoas que gostam um estabelecimento desonesto. Por isso, cuide da relação com os seus clientes, respeite-os e seja sempre sincero sobre o que está ao seu alcance e o que você não pode fazer.

Incentive seus consumidores

Um cliente satisfeito falará de uma empresa de forma espontânea, mas, muitas vezes, ele não sabe por onde fazer isso. Então, para incentivar o Marketing Boca a Boca entre seus consumidores, convide-os a realizar pequenas ações, como curtir, comentar e compartilhar o conteúdo de suas redes sociais, fazer check-in, participar de alguma promoção… Desta maneira o cliente se sente importante e sua empresa gera um Marketing Boca a Boca eficiente.

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