Como abrir uma franquia: passo a passo | Maquineta Rede Celcoin

Passo a passo: como abrir uma franquia?

Se você tem espírito empreendedor, com certeza gosta da ideia de comandar o seu próprio negócio. Entretanto, é possível que você não seja fã de criar uma marca do zero. Nesse caso, uma boa opção para você pode ser abrir uma franquia.

Essa ideia também é promissora para quem prefere investir em um estabelecimento que já tem presença no mercado. Além disso, é uma alternativa interessante caso você tenha identificado uma oportunidade de mercado na sua região. Isto é, se no seu bairro não existe algum tipo específico de estabelecimento e você acha que essa lacuna poderia ser preenchida por uma franquia.

Para te ajudar a entender melhor como funciona esse modelo de negócio, construímos um conteúdo que vai te explicar direitinho como abrir uma franquia. Se você quer obter sucesso nesse tipo de investimento, preste atenção ao passo a passo que vamos te mostrar aqui embaixo.

1. Estude esse modelo de negócio

Antes de abrir uma franquia, há muitos pontos aos quais você deve dedicar algum tempo de estudo. O primeiro passo dessa jornada é o mais básico: entender exatamente o que são as franquias e como elas funcionam. Tenha em mente que as franquias são peças de um modelo de negócio chamado franchising, em que uma marca (a franqueadora) cede seus direitos de uso e presta suporte ao franqueado.

Por sua vez, o franqueado assume a responsabilidade de gerir um ou mais estabelecimentos da marca e pagar uma parte de seu faturamento mensal a ela – os chamados royalties –. Portanto, ao comprar uma franquia, você está investindo em uma marca previamente estruturada e deve seguir os padrões estabelecidos por ela. 

A desvantagem é que isso te dá menos liberdade para fazer as coisas do seu jeito. Afinal, a franqueadora já tem procedimentos, processos internos e métodos próprios, aos quais você precisará obedecer. Em contrapartida, para algumas pessoas, adotar um modelo já existente (e que funciona) é sinônimo de mais segurança. Mas não se engane: administrar uma franquia é uma tarefa tão trabalhosa quanto criar uma marca nova! 

Para ter certeza de que o mundo do franchising é pra você, é importante que você pesquise bastante sobre ele. Não deixe de consultar, inclusive, as determinações legais que regulam esse mercado, presentes na Lei nº 13.966, de 2019.

2. Identifique seu perfil de franquia

Hoje em dia, existe uma infinidade de marcas (médias e grandes) que abraçaram o modelo de franchising. Portanto, se você quer ter uma franquia, saiba que ela pode ser de muitos ramos diferentes. Por isso, você precisará analisar as opções disponíveis na sua região para escolher uma com a qual você tem afinidade. É melhor ainda se você já tiver experiência com alguma área similar. 

Abrindo uma franquia que se encaixa no seu perfil, você tem mais chances de administrar a unidade de forma eficiente e promissora. Mas é claro que afinidade e conhecimento prévio não são tudo. E isso nos leva aos próximos tópicos.

3. Avalie o mercado na sua região

Certo, digamos que você tenha encontrado um tipo de negócio que você acredita ser capaz de administrar muito bem. 

Agora, o questionamento deve ser outro: a região onde você vive parece próspera para esse tipo de negócio? Pesquise sobre o histórico da área, fale com outras pessoas do seu bairro e analise os negócios que já existem nele para entender se o segmento que te atraiu realmente vai ter espaço para crescer no local onde você mora.

4. Entenda o negócio em que você está entrando

Não dá para gerir bem um estabelecimento sem conhecer tudo que está envolvido nele. Portanto, é importante que você pare para estudar o tipo de estabelecimento que você está se propondo a abrir: como é o dia a dia dele? Qual é o perfil dos clientes? O que as outras franquias e as marcas concorrentes têm feito para prosperar?

Essas e outras perguntas – que surgirão ao longo das suas pesquisas – vão te ajudar a se imaginar no lugar de franqueado e identificar do que o negócio precisa para dar certo.

5. Converse com outros franqueados

Depois que você já tiver desenvolvido interesse por uma marca franqueadora específica, é hora de coletar depoimentos. Vá atrás de outros franqueados da marca, de preferência pessoas que estejam em fases de implementação diferentes. Ou seja, procure falar com alguém que acabou de abrir a franquia, outra pessoa que tem operado uma unidade há alguns meses e uma terceira que tem a franquia há mais de um ano.

Assim, você terá uma noção bastante sólida do tipo de suporte que a franqueadora oferece aos franqueados e saberá exatamente o que esperar.

6. Analise sua capacidade de investimento

Um dos pontos mais importantes no planejamento de uma nova franquia é a análise de investimento e potencial de retorno. É isso que vai permitir traçar uma estimativa da rentabilidade do investimento, isto é, pode te ajudar a entender quanto lucro ele realmente é capaz de gerar.

Algumas franqueadoras exigem que os franqueados comprem equipamentos bem específicos, muitas vezes caros. Antes de assinar contratos ou fazer qualquer aquisição, faça uma projeção de lucro para entender em quanto tempo esse investimento deve “se pagar”. Afinal, alguns tipos de negócios demoram mais a engatar e trazer resultados bons. Portanto, analise as quantias que você tem para investir, trace as previsões e leve as suas condições financeiras em consideração para ponderar se você pode esperar esse tempo de retorno.

Se você não tem muito dinheiro disponível para a abertura de uma franquia, não se preocupe: os empreendedores que dispõe de poucos recursos podem recorrer às microfranquias. Se quiser, clique aqui para entender mais sobre esse tipo de investimento de baixo custo.

7. Pesquise sobre a franqueadora

Gostou de uma franqueadora? Então pode se jogar nas pesquisas para descobrir absolutamente tudo que for possível sobre ela. Tente encontrar dados sobre a história da marca, quantas lojas ela já tem, quando adotou o modelo de franquias e como ele tem funcionado até o momento. Com essas informações, fica mais fácil de projetar como será o desempenho da unidade que você vai abrir.

E aí, já começou as buscas para colocar nosso passo a passo em ação?

Se você achou que este texto te ajudou a entender mais sobre como abrir uma franquia, não deixe de conferir também os nossos outros conteúdos aqui no Blog da Maquineta Rede Celcoin. Temos vários posts cheios de informações úteis para quem deseja decolar no mundo do empreendedorismo!

You May Also Like

pix saque e pix troco

Pix Saque e Pix Troco: o que são, como funcionam e benefícios para o seu negócio

empréstimo consignado

Como indicar empréstimo consignado aos seus clientes e lucrar com isso

omnichannel

Omnichannel: o que é, como funciona e os benefícios para empreendedores

Facilite sua rotina financeira com pagamento de contas simplificado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *