Como as metodologias ágeis podem acelerar seus processos
As metodologias ágeis são estratégias que aceleram o ritmo dos processos de desenvolvimento de produtos ou serviços. Nascidas na área de programação de software, elas servem como propulsoras de melhores processos, reduzindo etapas e facilitando a comunicação das equipes.
Especialmente para empresas ligadas à tecnologia, os métodos ágeis são extremamente úteis e valiosos para facilitar o trabalho e acelerar o crescimento do negócio.
O que são metodologias ágeis?
O Agile Development surgiu na década de 90 e, em 2001, foi lançado o Manifesto Ágil, onde o conceito e seus 12 princípios são explicados de forma detalhada.
Desenvolvida especialmente para negócios complexos, caóticos ou com muita incerteza, as metodologias ágeis são flexíveis e aceitam mudanças ao longo do processo, facilitando assim o desenvolvimento de novas soluções à cada etapa.
Com os métodos ágeis também há maior aproximação e colaboração do time, além da redução dos riscos associados às incertezas dos projetos, abraçando e respondendo às mudanças de forma mais rápida e natural.
Partindo do princípio de que os projetos têm início e fim definidos, e que são planejados e desenvolvidos em etapas, algumas das principais características dos métodos ágeis são:
- processo incremental (quase uma antítese do tradicional modelo de cascata);
- colaboração do cliente;
- adaptabilidade (cada projeto está sujeito a passar por várias modificações);
- simplicidade;
- feedback constante;
- equipes pequenas (e com alto nível técnico).
Quais são os benefícios de utilizar métodos ágeis?
As metodologias ágeis foram criadas com os princípios de que indivíduos e suas interações são mais importantes que processos e ferramentas, projetos que funcionam importam mais do que uma documentação abrangente, a colaboração com o cliente vale mais do que negociação de contratos e a resposta à mudanças é melhor do que seguir planos. Seguindo esses princípios, os principais benefícios no uso de métodos ágeis são:
- Foco e maximização do ROI (Retorno do Investimento);
- Entregas de produtos mais rápidas, freqüentes e regulares;
- Ganho de competitividade;
- Transparência e visibilidade do status do projeto;
- Flexibilidade para mudanças de requisitos e prioridades além de maior agilidade na tomada de decisões;
- Melhoria da qualidade do produto final;
- Aumento da produtividade;
- Redução dos riscos;
- Escopo e objetivos claros e priorizados;
- Equipes autogerenciáveis, maior autonomia, disciplina e regularidade;
- Melhoria na comunicação da equipe e com o cliente;
- Inspeção e adaptação constantes do processo em busca da melhoria contínua;
- Antecipação dos problemas e maior agilidade na tomada de ações.
As metodologias ágeis mais eficientes, conhecidas e utilizadas pelas empresas são o Scrum, Kanban, XP e Lean. Cada uma delas apresenta técnicas incrementais e ciclos iterativos específicos para melhorar a qualidade e eficiência do desenvolvimento de projetos. Entenda qual se aplica melhor ao seu contexto e comece a utilizar os métodos ágeis ao seu favor.