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Como construir uma boa lista de emails?

Ter uma boa rede de contatos, especialmente quando se trata de vender mais, é fundamental. Disso todo mundo já sabe. O email marketing também continua se provando como uma das melhores estratégias de vendas no meio digital. Mas como construir uma boa lista de emails do nada?

Vamos analisar como você pode usar mala direta, convenções, encontros, feiras e campanhas digitais. Mas primeiro, uma estratégia inesperada de criação de lista offline: cold-calling.

Cold-calling

Ninguém gosta da ideia de chamar alguém do nada. Entretanto, essa estratégia não custa nada além de tempo (ou um pouco de dinheiro se você contratar um assistente virtual para fazer a ligação para você). É necessário saber o nome do indivíduo que você deseja como assinante e um script curto:

“Olá, quem fala é Maria da empresa ABC. Eu tenho um e-mail importante para enviar ao Sr. João. Você se importaria de me conectar com ele para obter permissão para enviá-lo?”

Se isso não levar você ao Sr. João, continue:

“A razão pela qual estou perguntando é que eu trabalho para X, uma especialista em marketing de seguros bem conhecida e respeitada. Ela publica uma newsletter semanal por e-mail que milhares de agentes de seguros recebem, leem e aproveitam. A única razão pela qual estou ligando é para perguntar ao Sr. João se ele estaria aberto para nos passar um e-mail para receber também o boletim semanal. Nossos leitores nos dizem que leva cerca de seis minutos para ler cada um deles, e eles estão encontrando muito valor nele. Você pode me passar o contato?”

Se você tiver o contato direto com o Sr. João, usaria praticamente o mesmo discurso para convencê-lo do valor de ler o e-mail que está solicitando permissão para enviar. Pode parecer invasivo, mas realizar apenas uma tentativa de ligação por pessoa já faz uma diferença significativa na sua lista de emails.

Mala direta

Malas diretas e cartões postais são duas das formas menos caras de adicionar nomes à sua lista de assinantes. Os remetentes automáticos dão a você mais espaço para trabalhar do que um cartão postal e, como não há nenhum envelope escondendo o conteúdo, os cartões postais facilitam o acesso imediato dos destinatários aos envios.

Cartões postais são baratos: você pagará entre um centavo e 15 centavos cada por cartões postais de tamanho padrão, dependendo do volume pedido. Os remetentes automáticos custarão muito mais, mas a vantagem do espaço extra de venda pode valer a pena.

O que você deve oferecer? Seja o que for, associe-o a uma inscrição: faça com que a oferta seja irresistível e só possa ser resgatada quando o destinatário se inscrever em sua newsletter.

Networking

Se você participar de eventos ao vivo, como feiras de negócios e reuniões de associações, terá muitas oportunidades de adicionar inscritos de e-mail. Alguns são passivos: seus cartões de visita e folhetos de produtos ou serviços devem apresentar um link de inscrição ou, melhor ainda, um código QR. O código QR permitirá que as pessoas optem por sua lista de e-mails simplesmente digitalizando o código.

A coleta de endereços de e-mail é realizada em eventos presenciais considerados opt-in por provedores de serviços de e-mail se você fizer isso usando um formulário que indique claramente que a pessoa está se inscrevendo para participar da sua lista de e-mail. Muitos profissionais de marketing descobriram que usar um computador tablet com um aplicativo de coleta de dados é a maneira mais eficiente de coletar informações de contato. Não se esqueça de enviar a esses contatos um e-mail de boas-vindas o mais rápido possível, confirmando o seu consentimento para sua lista.

O custo de adquirir assinantes em eventos ao vivo pode ser difícil de calcular. Não é o custo de imprimir cartões de visita e brochuras; o custo é maior na quantidade de tempo gasto e na quantia de dinheiro que você gastou para participar do evento. Ainda assim, é relativamente barato, especialmente quando comparado às promoções de TV ou rádio, nossa última opção.

Landing pages

Você tem um conteúdo útil para oferecer ao seu público e não sabe como o fazê-lo? Crie uma página online com um formulário de inscrição que leve até o material. Pode ser um e-book, um vídeo, um webinar, um podcast, um curso. Seja o que for, tenha em mente que você precisará criar uma página atrativa, com uma oferta irresistível e que peça o email no formulário de contato antes de dar acesso.

Essa é uma das formas mais eficientes e baratas de conseguir preencher sua lista de emails com contatos úteis. Seu público irá procurar pelas palavras-chave que levam até o conteúdo e vão chegar até você. Quando inserirem o email, já devem receber imediatamente uma mensagem de boas vindas para aceitarem novos contatos com outras informações, como notícias e promoções. As pessoas que aceitarem, certamente serão leads qualificados para suas ofertas.

 

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