Como melhorar o ponto de venda? 9 dicas para você aplicar
O seu ponto de venda pode ser o primeiro contato de muitos clientes com a sua empresa. É por isso que muitos empreendedores se preocupam em deixar este espaço cada vez mais atrativo. Pensando nisso, separamos algumas dicas que te ajudarão a melhorar o ponto de venda. Isso te ajudará a atrair cada vez mais clientes!
Escolha a melhor localização possível
A localização é um dos pontos que pode determinar o sucesso ou fracasso do seu ponto de venda. Afinal, é preciso escolher um local que fique próximo dos clientes e que se ajuste ao que você vende. Por isso, antes de melhorar o ponto de venda é preciso saber como escolhê-lo!
Tenha um bom projeto visual
Um erro que muitos empreendedores cometem é colocar tudo o que eles têm para vender na vitrine. Mas, além de poluir visualmente, fazer isso pode até afastar o público pela confusão. Além disso, para melhorar o ponto de venda é preciso escolher os itens, dando assim um destaque bem equilibrado entre eles.
Procure dar destaque à fachada
A fachada, assim como a vitrine, é o cartão de visita da sua loja. Por isso, para melhorar o ponto de venda o ideal é deixá-la o mais limpa e atrativa possível. Você pode dar destaque à fachada deixando-a livre de postes, árvores e latas de lixo, por exemplo. Só não se esqueça de estar de acordo com a legislação do município.
Venda produtos e serviços de qualidade
Não adianta se esforçar para melhorar o ponto de venda se os produtos ou serviços que você oferece não forem de qualidade. As pessoas até entrarão no seu estabelecimento, mas não se tornarão clientes. Por isso, mantenha o ambiente limpo e organizado, produtos dentro da validade, embalagens com boa aparência…
Explore os “pontos quentes”
Faz parte do processo de melhorar o ponto de venda saber aproveitar o espaço da melhor maneira possível. E você pode fazer isso aproveitando os “pontos quentes” do seu espaço. Os “pontos quentes” podem ser, por exemplo, o seu caixa. Nele, você pode deixar itens que os clientes compram por impulso e, assim, aumentar o ticket médio de uma forma simples e eficaz.
Aproveite a tecnologia
A tecnologia também é uma excelente aliada para melhorar o ponto de venda. Você pode, por exemplo, investir em alguma solução que aumente a velocidade na hora de fechar as compras. Isso com certeza aumentará a satisfação dos seus clientes, além de tornar os processos mais ágeis também.
Exiba produtos impecáveis
É muito prático utilizar alguns produtos como mostruário, afinal, eles têm essa finalidade de exibir o que você tem na loja. Mas para melhorar o ponto de venda, procure retirar os produtos que ficam desgastados, meio amassados ou sujos. Afinal, mesmo que o cliente saiba que irá adquirir um item novo, um produto sem vida pode diminuir o interesse pela compra.
Pense na iluminação
Uma boa iluminação pode aumentar usas vendas sem que você altere nenhum outro item. Então, para melhorar o ponto de venda invista em uma iluminação que deixe seu ponto atrativo e destaque os produtos. Lembrando que você pode utilizar este recurso para dar mais atenção a algum item. Assim, ele será mais facilmente notado e as chances de ele ser comprado aumentam.
Seja dinâmico
Muitas lojas passam um mês inteiro sem trocar os produtos da vitrine. Mas o ideal para melhorar o ponto de venda é trocar as peças pelo menos uma vez por semana. Afinal, dependendo da sua localização, é comum que um grupo de pessoas passe todo dia em frente ao seu estabelecimento. E, para atraí-los, você precisa apresentar alguma novidade.