O que é eSocial? Descubra como facilitar a gestão da sua empresa
Entre as muitas tarefas envolvidas na administração de um empreendimento está a gestão de pessoas. Afinal, se você tem funcionários que compõem a equipe da sua empresa, é natural que eles se tornem um ponto de atenção importante para o andamento dos negócios.
Embora lidar com equipes não precise ser uma tarefa difícil, é comum que ela envolva questões burocráticas um pouco complexas. Além disso, todo o processo de contratação e oficialização de um novo funcionário exige o recolhimento de muitas informações que podem acabar se perdendo com o tempo.
Para facilitar o andamento de tudo isso e otimizar o gerenciamento de obrigações trabalhistas, o portal eSocial pode ser um recurso muito útil para empreendedores de diversos ramos. Aqui, vamos te explicar direitinho tudo que você precisa saber sobre essa ferramenta e como ela pode te ajudar no cotidiano da sua gestão!
O que é eSocial?
O “nome completo” do eSocial é, na verdade, Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais e Previdenciárias e Trabalhistas. Ele é um sistema lançado em 2015 pelo Governo Federal, com o objetivo de dar aos empreendedores mais praticidade na hora de armazenar informações sobre os funcionários. Além disso, também facilita a prestação de contas com órgãos oficiais, já que reúne todas as obrigatoriedades de contratação em um único espaço.
Em 2018, a utilização do eSocial passou a ser obrigatória para todas as empresas. Afinal, ele também serve para unificar dados sobre o cumprimento das leis trabalhistas. Portanto, se você pretende contratar alguém e se tornar um empregador, vai precisar ter um cadastro na plataforma eSocial. Isso vale, inclusive, para quem se encaixa na categoria de MEI (Microempreendedor Individual).
Como o eSocial pode ser útil?
Na plataforma do eSocial, você consegue registrar, emitir, enviar e acompanhar facilmente documentos como folha de pagamento (que é obrigatória) e informe de rendimentos, tudo pela internet. Além disso, o portal também permite que você realize a alteração de dados cadastrais e consulte, a qualquer momento, as informações referentes aos seus funcionários.
Além desse importante papel burocrático, o eSocial também te ajuda a ficar em dia com as obrigatoriedades que todo empregador tem com a Receita Federal e outros órgãos oficiais. Por meio desse sistema, é possível deixar a Receita sempre atualizada acerca de 15 obrigações:
- GFIP – Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social
- CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, para controlar as admissões e demissões de empregados sob o regime da CLT
- RAIS – Relação Anual de Informações Sociais
- LRE – Livro de Registro de Empregados
- CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho
- CD – Comunicação de Dispensa
- CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social
- PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário
- DIRF – Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte
- DCTF – Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais
- QHT – Quadro de Horário de Trabalho
- MANAD – Manual Normativo de Arquivos Digitais
- Folha de pagamento
- GRF – Guia de Recolhimento do FGTS
- GPS – Guia da Previdência Social
Como acessar o eSocial?
Antes de se registrar no eSocial, você precisa saber que ele tem duas versões. A versão simplificada do portal é destinada a categorias específicas de empregadores: aqueles que se classificam como MEI, Segurado Especial ou Empregador Doméstico. A versão geral, por outro lado, deve ser usada por todos os outros empregadores, independentemente do porte da empresa.
De qualquer forma, o acesso à plataforma é sempre realizado da mesma maneira: primeiro, é preciso clicar aqui para ir até a página de login do eSocial.
Em seguida, você pode entrar no sistema de duas formas: por meio da sua conta gov.br (nível prata ou ouro) ou utilizando o seu código de acesso. Caso escolha a segunda opção, você só precisa preencher os campos que aparecem na tela de login: CNPJ da empresa (no caso da versão simplificada, também é possível usar o CPF do empregador), senha criada no momento do cadastro e código de acesso.
Se você ainda não se registrou na plataforma e não tem um código, basta clicar na opção “Primeiro Acesso?”, que fica abaixo do botão “Login”. Em seguida, forneça as informações pedidas (CPF e data de nascimento do empregador, recibo de entrega da DIRPF e número do título de eleitor) e clique em “Gerar Código” para obter seu código de acesso.
Pronto! Viu como pode ser fácil se manter em dia com as obrigações burocráticas da sua empresa? Se você achou que este artigo te ajudou a entender mais sobre o eSocial, não deixe de conferir nossos outros conteúdos sobre gestão e empreendedorismo no Blog da Maquineta Rede Celcoin.
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