Preço de venda dos produtos: como calcular?
Uma coisa é certa: a maioria dos consumidores vai escolher comprar no seu estabelecimento ou não por conta do preço de venda dos produtos que você tem. Ou seja, o valor dos seus produtos ou serviços é um fator que determina se uma venda será fechada ou não. Mas isso não significa que você deva baixar os seus preços o quanto antes para atrair a clientela. Pelo contrário: a definição do preço de venda dos produtos é uma ação que precisa ser muito bem planejada e pensada pelo empreendedor, pois, caso o contrário, pode trazer prejuízos para o negócio.
Por isso, separamos algumas dicas que te ajudarão a definir corretamente o preço de venda dos produtos que você tem na sua loja:
Faça pesquisa de preços com a concorrência
Um importante passo para definir o preço de venda dos produtos da sua loja é saber o valor geral deles entre os seus concorrentes diretos. Fazer essa avaliação primeira é uma maneira muito eficiente de você já conhecer um pouco mais sobre a sua concorrência e tentar perceber o que, em cada uma delas, pode interferir no valor final do produto. Por isso, faça esta avaliação e já compare com o seu próprio negócio para se orientar na definição dos seus valores. Pense o que o seu concorrente tem a mais ou a menos que você para o preço dele ser este e não aquele e tome como base para a sua formação de preços.
Faça o seu cálculo com o Markup
O cálculo mais prático, porém, completo, que você pode fazer para definir o preço de venda dos produtos da sua loja é o Markup. Esse cálculo leva em consideração suas despesas, impostos e margem de lucro que se deseja obter. O cálculo é simples:
– Defina a porcentagem de despesas, custo de produção ou fornecimento do produto;
– Defina a porcentagem de lucro que se deseja obter;
– Calcule 100/100 – (custos + lucro pretendido). Esse resultado será o Markup;
– Multiplique o Markup pelo preço de custo e tenha o melhor preço de venda dos produtos.
Por exemplo
Se você tem um produto que custa 60 reais pelo fornecedor, tem custos em torno de 10% e pretende obter um lucro de 20%, a conta ficará assim:
– 100/100 – (10+20) = Markup
– 100/70 = 1,428;
– 1,428 x 60 = 85,68
Ou seja, o preço de venda ideal para o produto selecionado é em torno de R$85,68.
Fique atento
Para que o cálculo Markup seja eficiente para determinar o preço de venda dos produtos é fundamental identificar e definir todos os custos que a sua empresa tem. Como alguns gastos como impostos, a mão de obra, custos operacionais e marketing, já estão embutidos no valor do produto, é preciso descriminar cada item com cuidado.
O problema do preço baixo
Mesmo com o cálculo de preço de venda dos produtos em mãos, muitos empreendedores podem querer fugir da regra e baixar seus preços a fim de atrair clientes. Mas, esta estratégia pode prejudicar em muito o seu negócio. Isso porque colocar um preço de venda que cubra apenas os custos da produção, ou quase isso, não garante o lucro suficiente para que a empresa possa crescer, interferindo negativamente no seu desempenho a longo prazo.
O problema do preço alto
Também não é interessante superfaturar o preço de venda dos produtos para ver se consegue um lucro maior simplesmente porque os clientes estão de olho não apenas no seu preço, mas no da concorrência também. E você já sabe: quanto maior o seu preço, menores as chances de conquistar os compradores.
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Olá Romildo! Tudo bem? Vou te explicar: o Celcoin é um aplicativo sem custo mensal e taxas de adesão que você pode utilizar para vender diversos serviços, como recargas e pagamento de contas, e ainda receber bonificações por isso.
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