Tire sua empresa do vermelho aumentando a margem de lucro
Abrir uma empresa já não é tarefa fácil. Mantê-la firme, sem cair no vermelho e com uma boa margem de lucro é ainda mais trabalhoso. O sucesso de um negócio depende de diversos fatores: qualidade dos produtos, encaixe no mercado, situação do setor, competitividade, entre outros.
Os primeiros anos são fundamentais para conseguir entender todos esses fatores e se encaixar em cada um deles. Mas se nesses primeiros anos a crise pegou e não deu para segurar, como sair do vermelho?
Dois motivos principais podem causar esse tipo de problema: o excesso de gastos ou a queda no faturamento. Essas duas causas dizem respeito diretamente em sua margem de lucro e é para elas que você precisa olhar primeiro.
Reduzindo o excesso de gastos
Organizar as finanças da sua empresa, analisando quais gastos estão sendo desnecessários em suas operações ou poderiam ser reduzidos a partir da otimização de ações é o primeiro passo.
Talvez seja preciso reduzir sua equipe, seu mix de produtos ou trocar de fornecedor. Outros aspectos bastante básicos na empresa também podem diminuir gastos, como o consumo consciente de energia elétrica, impressões em papel, água, telefone. Estabeleça esses limites em sua cultura organizacional para que todos os membros trabalhem juntos para sair do vermelho.
O importante é nunca deixar a qualidade de seus produtos cair, pois isso afeta diretamente na queda de faturamento. Se for preciso, consulte as possibilidades de crédito com bancos e financeiros para se reerguer, mas tenha sempre em mente um planejamento de como será feito esse pagamento no futuro.
Aumentando a margem de lucro
O lucro é a diferença entre o faturamento obtido com as vendas de um produto ou serviço e os custos de execução do trabalho. A margem de lucro bruta é um valor percentual obtido da relação entre o lucro bruto e a receita total.
margem de lucro = lucro bruto / receitas totais
Ou seja, se sua receita total em um mês é de R$20.000 e seus custos são de R$13.000, seu lucro é de R$7.000. Dividindo seu lucro por sua receita total, você terá 0,35, que corresponde a 35% de margem de lucro.
Calcular a margem de lucro é importantíssimo, porque a partir desse valor é possível definir a saúde financeira do negócio. Quando você está no negativo, seu lucro é abatido com os custos, gerando uma margem abaixo de zero. O ideal é trabalhar com uma margem de lucro de pelo menos 8%. E como fazer para aumentar essa margem?
O esforço de aumentar os lucros pode vir de todos os lados: do marketing, entendendo melhor o público-alvo, reforçando a imagem da empresa e as vantagens dos produtos ou serviços; da gestão, melhorando o atendimento e inserindo programas de fidelidade para manter clientes; do financeiro, ajustando custos e realizando promoções para conquistar novos clientes. O ideal é entender onde está a origem do problema na sua empresa e juntar todas as energias para lutar em cima disso.