trabalhar em casa

17 dicas para continuar produtivo ao trabalhar em casa

Você trabalha remotamente com frequência? Trabalhar a partir do conforto do seu sofá, escritório em casa ou cama oferece flexibilidade e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal que a maioria dos profissionais deseja.

Mas embora trabalhar em casa pareça o luxo supremo, a maioria dos profissionais esquece um elemento crucial: a produtividade. Trabalhar em casa é ótimo, mas pode ser um empecilho se você precisa se esforçar para continuar produtivo. Por isso, aqui estão algumas dicas a se manter produtivo em qualquer lugar.

1. Construa um espaço de trabalho permanente

O primeiro passo em sua jornada de trabalho em casa é designar uma área da sua casa especificamente para o trabalho. Pode ser um quarto vazio que você irá converter em um escritório em casa. Se você não tiver muito espaço, arrume uma mesa para o seu computador e material de escritório.

Independentemente do espaço ou localização, estabeleça uma área da sua casa onde você irá trabalhar e comprometa-se a trabalhar neste espaço todos os dias. Certifique-se de que seu espaço de trabalho seja confortável e agradável, onde você possa trabalhar em silêncio quando necessário.

2. Invista em móveis de escritório confortáveis ??e funcionais

Você pode precisar investir em móveis de escritório, se ainda não o fez. Dependendo da quantidade de espaço disponível, considere a compra de uma grande mesa, estantes e uma cadeira de escritório confortável.

Lembre-se: o ponto é que você estará trabalhando neste espaço todos os dias. Portanto, certifique-se de comprar móveis confortáveis ??e funcionais, incluindo móveis ou equipamentos ergonômicos, se necessário.

3. Defina suas horas de trabalho

Agora que você tem seu escritório ou sua área de trabalho configurada, é hora de começar os negócios. Se você pretende trabalhar em casa, defina um horário comercial ou de trabalho específico.

A beleza de trabalhar em casa é que você pode ser flexível ao definir suas próprias horas. Por exemplo, se você for mais produtivo de manhã, ou se precisar tirar as crianças da escola 17 horas da tarde, talvez seja melhor definir seu horário de trabalho das 7h às 15h.

Independentemente do seu horário, certifique-se de estabelecer horas de trabalho definidas para seguir todos os dias. Certifique-se de também comunicar sua agenda de trabalho aos colegas, equipe e seu chefe, se tiver um.

4. Descubra seus picos de produtividade

Cada indivíduo e profissional é mais produtivo em diferentes momentos do dia. Por exemplo, alguns indivíduos são pessoas da manhã e são mais produtivos logo cedo, alertas e focados. Outros são mais produtivos à tarde e à noite.

O ponto aqui é descobrir quando você é mais produtivo e construir seu cronograma de trabalho em torno de seus períodos de pico de produtividade.

5. Faça listas de tarefas

Quando você trabalha em casa todos os dias e não tem um chefe respirando no seu pescoço, pode ser um desafio, às vezes esmagador, acompanhar o que você tem que fazer todos os dias. É fácil perder de vista prioridades, tarefas, prazos e até mesmo as pequenas coisas.

Para continuar na tarefa, anote rapidamente todas as coisas que precisam ser feitas no início de cada dia. Se sua lista é bastante longa, defina metas e prazos para realizar cada tarefa. Depois de concluir cada tarefa, retire-a da lista. Essa técnica simples é eficaz e gratificante.

Além de criar listas de tarefas, adquira o hábito de usar um calendário ou planejador. Por exemplo, se você trabalha em casa alguns dias, mas está na estrada em outros, use o planejador para anotar e cumprir prazos, compromissos e reuniões.

6. Use aplicativos

Se você não for uma pessoa de lista de tarefas ou planejadores, não se preocupe. Há muitos aplicativos de gerenciamento de tarefas e calendários digitais disponíveis que ainda podem ajudar você.

A maioria desses aplicativos oferece versões móveis e baseadas na Web, para que você possa fazer o download deles no seu celular. Alguns podem até ser integrados a outros aplicativos, como o Slack para colaboração em equipe. E a melhor parte? A maioria desses aplicativos oferece uma versão gratuita.

maquineta celcoin

7. Não trabalhe em seus pijamas

Sabemos que essa é uma das razões pelas quais as pessoas adoram trabalhar em casa. Mas se você adora trabalhar com seus pijamas, provavelmente está acabando com sua produtividade.

Mesmo que você não tenha que sair de casa, faça questão de definir uma rotina matinal e cumpri-la. Portanto, quando você estiver pronto para se sentar para trabalhar, você estará mentalmente e fisicamente preparado para o dia.

8. Não trabalhe na frente da TV

Este é outro assassino de produtividade. Embora você possa tratar “trabalhar em casa” como um “dia de folga” que envolve seu sofá e o Netflix, olhando para o seu laptop de tempos em tempos, tornar isso um hábito não o levará muito longe.

Novamente, como mencionado acima, trate seu dia de trabalho como apenas isso: um dia de trabalho. Evite a TV e outras distrações para que você possa se concentrar em seu trabalho e fazer as coisas. Se você precisar da TV como ruído de fundo, faça isso, mas evite olhar para ela a cada poucos minutos. Se você achar que a TV está distraindo você, desligue-a e tente ouvir música no lugar.

9. Defina um alarme

Mesmo que você não tenha que se levantar o mais cedo para sair para o escritório, ainda deve definir um alarme e comprometer-se a levantar-se em determinado horário todos os dias. Isso impedirá que você durma muito tarde e o manterá em um horário de sono saudável.

Os seres humanos são criaturas de hábitos. Somos incrivelmente dependentes de rotinas, cronogramas e estrutura. Portanto, definindo um alarme, seguindo uma rigorosa rotina matinal e definindo horas de trabalho específicas, você ficará mais saudável, mais focado, mais alerta e mais produtivo. Lembre-se, um corpo saudável é uma mente saudável.

10. Faça exercício

Se o seu dia permitir, faça um intervalo para o almoço e dê um passeio, vá a academia ou faça um alongamento. O exercício aumenta naturalmente as endorfinas, que aumentam a felicidade, o prazer e os níveis de interesse, todos importantes para a produtividade.

Se você quer fazer do exercício um hábito, ou se tornar um exercitador de manhã cedo, mas luta para sair da cama, coloque um alarme do outro lado da sala para que você seja forçado a sair da cama para desligá-lo. Você também pode deixar notas motivacionais na sua cama, elas serão a primeira coisa que você lê pela manhã.

11. Coma um almoço ou lanche saudável

Outra realidade do lar é que temos acesso total à cozinha. Então, quando é hora do almoço ou de um lanche, somos imediatamente atraídos pelos lanches habituais, como batatas fritas, biscoitos ou sobras de pizza. Quando trabalhamos em um escritório, ficamos à mercê do que está disponível no refeitório ou em qualquer almoço que tenhamos trazido de casa.

No entanto, a pesquisa mostrou que comer frutas e legumes tem um link direto nos níveis gerais de produtividade. Faça questão de fazer um almoço saudável, como faria se tivesse que ir a um escritório. Você também pode evitar comprar lanches não saudáveis ??para sua casa e se recompensar com um lanche doce na sexta-feira após uma semana longa, bem-sucedida e produtiva.

12. Faça breves pausas

Embora o foco seja em como permanecer produtivo enquanto trabalhamos em casa, às vezes o oposto pode acontecer. Pensamos que trabalhando em casa poderemos fazer mais porque há menos distrações. Portanto, às vezes acabamos nos comprometendo demais e trabalhando demais, o que também mata a produtividade.

Você pode evitar isso com facilidade, criando intervalos curtos de cinco minutos em sua programação diária ou até mesmo fazendo deles parte de seu sistema de recompensas. Embora fazer pausas possa parecer contraproducente, pesquisas mostram que elas podem realmente aumentar os níveis de produtividade e criatividade.

13. Use um sistema de recompensas

Esta é uma maneira fácil de ajudá-lo a fazer as coisas, até mesmo as coisas que você tem procrastinado ou adiado. Por exemplo, faça uma pausa de cinco minutos para passear pelo seu bairro, fazer um lanche saudável ou levar seu cachorro ao parque depois de completar uma tarefa difícil.

Embora pareça simples, usar um sistema básico de recompensas ajudará você a fazer as coisas e também se sentir realizado.

14. Fique longe das redes sociais

As redes sociais podem tomar um tempo gigantesco se você não for cuidadoso. De fato, estudos mostraram que o adulto médio gasta quase nove horas por dia nas mídias sociais. Isso é mais tempo do que a maioria das pessoas gasta dormindo ou trabalhando.

Além disso, de acordo com um artigo recentemente publicado pela CNN, Facebook e Instagram agora revelam aos usuários quanto tempo eles gastam em cada aplicativo. Se você é um viciado em redes sociais, crie o hábito de desativar as notificações durante o dia, se possível. Isso ajudará a evitar distrações, para que você possa se concentrar em fazer mais.

15. Saia da casa

Você acabou de investir tempo e dinheiro na criação de um espaço de trabalho em casa e agora estamos dizendo para você sair? Sim e não. Deixar a casa de vez em quando pode dar-lhe uma mudança de cenário, o que pode ajudar a aumentar a criatividade e a produtividade. Se você precisar de uma ligeira mudança de ritmo, tente trabalhar no seu quintal ou em um café nas proximidades.

16. Use conversas em vídeo

Interaja com os outros. Trabalhar em casa todos os dias pode se tornar muito solitário, especialmente se você mora sozinho. Faça questão de conversar com colegas, membros da equipe ou clientes todos os dias.

O chat de vídeo é uma ótima maneira de ficar conectado com outros seres humanos. Há também vários aplicativos de bate-papo por vídeo disponíveis hoje, como o Skype, Zoom ou Hangouts do Google.

Dependendo da natureza do seu trabalho e da sua posição, você pode acabar gastando quase todo o seu dia em chamadas. Se você passa muito tempo no telefone ou em videoconferências a cada dia ou semana, reserve um horário na sua agenda todos os dias para chamadas ou chats de vídeo.

17. Evite família, amigos e animais de estimação

Isso pode ser difícil, especialmente se você tiver crianças pequenas em casa, ou tiver vários animais de estimação os quais querem sua atenção. Se você está em casa o dia todo, todos os dias, a família e os amigos podem pensar que podem aparecer sempre que quiserem.

É claro que eles são provavelmente bem-vindos e você gosta da companhia, mas é importante lembrar que este é o seu tempo de trabalho. Certifique-se de definir e manter as horas de trabalho específicas e comunicar claramente essas horas com sua família e amigos.

Se você trabalha em casa há vários anos e já domina a maioria desses pontos acima, ótimo. Entretanto, para continuar crescendo, crie um quadro de visão para sonhar mais longe. Isso pode ajudá-lo a sair da sua zona de conforto e abrir um novo caminho para sua vida.

 

You May Also Like

Em entrevista, Marcelo França fala sobre a influência da Celcoin no universo financeiro

Como empreender durante a pandemia

Maquineta: Gerando Impacto Social através do Celcoin

Crescimento da startup e abertura das vagas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *