6 passos para criar um Plano de Fidelização
Especialistas afirmam: é bem mais difícil conquistar consumidores novos do que fidelizar aqueles clientes que a empresa já tem. Por isso, investir em um plano de fidelização é lucrativo e prático para as empresas. Além de garantir outras vantagens, como: o aumento de vendas, a redução de custos com promoções e a satisfação do cliente.
O desenvolvimento do plano de fidelização envolve alguns métodos que interferem na decisão de compra do consumidor, como a qualidade dos produtos ou serviços, a facilidade na hora de se comunicar com a empresa, o preço, o atendimento e a estrutura do negócio. Assim, é importante que o empreendedor preste atenção nestes métodos, identificando a necessidade de cada público e, com isso, motivá-lo a comprar novamente com ele.
Para te ajudar, preparamos 6 passos para serem aplicados na hora de criar um plano de fidelização para a sua empresa:
Invista em um atendimento de qualidade
Muitos empreendedores, quando pensam na fidelização dos clientes, focam em bonificações, mas esquecem do básico: o atendimento. Um bom atendimento é o primeiro passo para conquistar o cliente e deixá-lo satisfeito, fomentando nele a vontade de permanecer fiel à sua marca. Por isso, é importante investir em treinamentos e formas de capacitação da equipe, preparando os colaboradores para oferecer um atendimento diferenciado e de qualidade.
Fortaleça os canais de contato com o cliente
Além de melhorar o atendimento ao cliente, empreendedores devem investir também no fortalecimento dos canais de contato com o público. Afinal, como o seu consumidor vai se sentir prestigiado se não consegue esclarecer dúvidas ou fazer sugestões para o seu negócio? Sendo assim, é preciso dar atenção aos meios tradicionais e modernos de atendimento, como o telefone, e-mail e as redes sociais.
Ofereça um tratamento especial
Cuidar do atendimento ao cliente e dos canais de contato com ele são primordiais para o plano de fidelização, mas estes passos sozinhos ainda não são suficientes. Para conquistar o cliente ele precisa se sentir único e receber um tratamento especial. Assim, o cliente se torna fiel, traz um retorno contínuo à empresa e divulga o seu negócio espontaneamente. Por isso, não se esqueça de oferecer descontos especiais ou cumprimentar os clientes em datas comemorativas, por exemplo.
Ofereça benefícios
Uma das formas de obter sucesso com o plano de fidelização é oferecer benefícios aos consumidores. Isso porque o cliente fica muito satisfeito ao se sentir beneficiado por alguma ação promocional, um desconto a mais ou mesmo brindes, por exemplo. E para saber qual benefício será bom tanto para a sua empresa, quanto para o cliente, é preciso conhecer muito bem seu público. Só assim será possível definir o que será mais vantajoso de aplicar.
Crie um programa de fidelidade
Um plano de fidelização precisa contar, é claro, com um programa de fidelidade. E para formular um programa de fidelidade ideal, é preciso estar atento a alguns aspectos, como se o programa vai cativar o público, ou se não causará prejuízo para o negócio. Outro ponto importante é que, diferente de uma ação promocional, o programa de fidelidade não tem data prevista para acabar, portanto o cliente deve estar ciente de todas as condições e detalhes antes de participar.
Incentive a adesão ao programa
De nada adianta ter um programa de fidelização perfeito, mas não ter clientes para aproveitá-lo. Por isso, é extremamente necessário divulgar as formas de fidelização que o cliente tem, incentivando-o a aderir. Para isso, comunique para os seus clientes a existência do programa e suas regras, envie e-mails ou mensagens informando as vantagens da fidelização e sempre reforce os benefícios que o cliente encontra ao aderir ao programa.