7 estratégias de Gestão de Pessoas para uma boa liderança - Maquineta Rede Celcoin

7 estratégias de Gestão de Pessoas para uma boa liderança

A liderança é uma habilidade indispensável para quem é ou deseja se tornar um gestor. Um dos papéis deste profissional é fazer com que a equipe esteja coesa e trabalhando de forma estruturada e positiva, mesmo que os colaboradores sejam bem diferentes entre si. Aí entram as estratégias de gestão de pessoas que, bem utilizadas pelo líder, garantem o sucesso da equipe. Precisa de ajuda na liderança? Então, confira a seguir 7 dicas de gestão de pessoas que vão te ajudar a liderar bem:

Auxilie no desenvolvimento de competências

Uma boa estratégia de gestão de pessoas que é benéfica tanto para a sua empresa quando para os seus colaboradores é o investimento no desenvolvimento de competências. Palestras, treinamentos e workshops são um bom exemplo do que a sua empresa pode oferecer. Além disso, subsídios para cursos de idioma ou especialização também são um ótimo caminho para desenvolver competências e motivar ainda mais a equipe!

Implante a cultura de feedback

Os feedbacks são um ótimo recurso para os líderes acompanharem e avaliarem o progresso de cada colaborador. Estabelecer uma cultura de feedback na empresa significa manter um canal de comunicação aberto e transparente, mesmo quando o conselho ou elogio parecer óbvio. Os feedbacks, tanto negativos quanto positivos, ajudam na melhoria da equipe. É a partir destas avaliações que os colaboradores passam a enxergar o que melhorar e o que continuar a fazer.

Conheça e confie nos seus colaboradores

Um dos maiores erros que um líder pode cometer é não conhecer as habilidades e pontos fracos da equipe ou mesmo não confiar nos membros do seu time. Este tipo de postura afasta os colaboradores do gestor e vice-versa. Não conhecer e não confiar gera desconfiança dos dois lados, o que pode deixar o ambiente profissional desconfortável, dar espaço para fofocas e a perda de credibilidade!

Desenvolva uma cultura organizacional

A cultura organizacional é o conjunto de valores que direciona uma empresa, suas ações e relações. Como gestor, você deve ser o primeiro a dar o exemplo. Formalizar a cultura organizacional da empresa com valores positivos significa lembrar às pessoas que, mesmo o ambiente sendo de competição, ainda sim é preciso trabalhar com ética. Com uma cultura organizacional estabelecida, você deixa os colaboradores cientes das expectativas da empresa.

Aprenda a delegar funções

Um dos motivos para conhecer e confiar nos seus colaboradores é que você precisa deles, principalmente na hora de delegar funções. Mesmo sendo o líder, você não pode fazer todo o trabalho e deve saber dosar o nível de acompanhamento da equipe. Exercer controle demais não dá espaço, responsabilidade e autonomia suficientes aos funcionários; ficar afastado pode prejudicar os resultados pela falta de orientação… Neste momento, é preciso dosar.

Assuma responsabilidades

O medo de assumir responsabilidades não combina com o perfil de liderança! Muito pelo contrário: uma das características essenciais para um bom líder é assumir as rédeas da situação quando preciso. Bons gestores tomam boas decisões, mobilizam o trabalho em equipe, entendem as exigências de superiores e clientes e fazem tudo acontecer. Por isso, um bom gestor precisa assumir suas responsabilidades, conhecer bem seus colaboradores e agir com inteligência!

Não trate os colaboradores como máquinas

Infelizmente, muitas empresas ainda tratam seus funcionários como máquinas e exigem alta performance o tempo todo. Um dos papéis de gestores e líderes é remover esta imagem. Uma boa liderança entende que antes de serem profissionais, as pessoas que trabalham na organização têm objetivos, metas, problemas… Por isso, terão dias ruins, de baixa produtividade e falhas. O papel da boa liderança é entender os indivíduos e lidar com estas questões de forma empática e humana.

You May Also Like

Dicas para aumentar seus ganhos e fechar acordos de sucesso

Como fazer a gestão financeira do seu pequeno negócio, mesmo com um orçamento limitado

metas SMART

Como utilizar metas SMART em sua empresa?

Por que revender serviços em seu negócio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.