7 falhas no atendimento ao cliente que você deve evitar

Um bom atendimento pode ser o diferencial para que um cliente compre ou não de você. Isso porque um atendimento ruim pode afastar o público e prejudicar as vendas, enquanto um atendimento de qualidade aproxima o seu consumidor e ainda o incentiva a indicar a sua empresa para os amigos e a família. Pensando nisso, separamos para você 7 falhas no atendimento ao cliente que você deve evitar se quiser fechar negócios! Veja:

1. Não fazer atendimento personalizado

Uma das falhas no atendimento ao cliente que pode estabelecer logo de cara uma relação ruim entre ele e a sua empresa é não personalizar o atendimento. As pessoas, ao fazerem compras, querem se sentir valorizadas e não serem tratadas como “só mais um”, ou apenas um número. Por isso, fique atendo ao que o cliente costuma consumir e use as pequenas informações para deixar a venda cada vez mais personalizada!

2. Não resolver o problema do cliente

Não resolver os problemas do seu consumidor está entre as piores falhas no atendimento ao cliente. Isso porque, se uma pessoa te procura, é porque ela acredita que você é capaz de ajudá-la. Então, procure enxergar a situação pelo ponto de vista do cliente, analise cada caso e ofereça apenas a solução correta. Importante: informe o cliente caso você não tenha a solução, porque buscar alternativas que não resolvem nada é perda de tempo e paciência.

3. Ignorar os meios de comunicação

Hoje em dia existem diversos canais para atender o cliente: telefone, e-mail, whatsapp, redes sociais, enfim. Mas, mesmo assim, uma das maiores falhas no atendimento ao cliente que muitos vendedores e empreendedores cometem é ignorar estes meios! Não dar atenção às mensagens recebidas nestes canais mostra falta de profissionalismo e cuidado com o cliente. Por isso, esteja sempre atento e responda as mensagens que recebe.

4. Não analisar o feedback dos clientes

Uma das maiores falhas no atendimento ao cliente é ignorar as sugestões e feedbacks que ele faz. Isso porque ter essas respostas do seu consumidor é uma ótima forma de entender o seu negócio, saber o que funciona e o que pode ser melhorado. Para isso você pode disponibilizar um formulário de satisfação ou perguntar ao cliente o que ele tem achado do atendimento, da variedade de produtos, preços…

5. Esquecer de monitorar a satisfação do cliente

Outra grande falha no atendimento ao cliente é não analisar as reclamações ou a satisfação do seu consumidor. Isso porque, se você abre espaço para o seu público falar, mas não aplica nenhuma melhoria, os seus clientes não se sentirão mais vontade de te ajudar. Por isso, busque aplicar algumas das sugestões dos clientes e responder os seus feedbacks para eles saberem que a sua empresa se importa com eles.

6. Não ter um pós-venda de qualidade

Toda empresa terá que lidar em algum momento com clientes voltando com produtos defeituosos, solicitando trocas, querendo tirar dúvidas ou pedir sugestões. Nesse momento é importante evitar uma das grandes falhas no atendimento ao cliente: não ter um pós-venda de qualidade. Um pós-venda de qualidade aumenta a chance de conquistar novas vendas a partir de clientes antigos e ainda ajuda a construir uma ótima imagem no mercado.

7. Não inovar

Uma coisa é certa: os clientes estão sempre em busca do melhor e mais moderno, independente do que procuram. Por isso, uma grande falha que influencia no atendimento ao cliente é não ficar atento às inovações da sua área. O empreendedor que não se atualizar será sempre visto como ultrapassado e perderá grandes oportunidades de venda para a concorrência. Então, fique atento ao seu ramo e tenha sempre novidades para os seus clientes.

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