8 dicas para você saber como escolher fornecedores

Saber como escolher fornecedores é um ponto fundamental para uma empresa. Afinal, é a qualidade dos produtos que irá determinar a satisfação do cliente e, logo, o bom funcionamento do negócio. Além disso, como a parceria com um fornecedor pode ser longa, a relação da sua empresa com ele deve ser boa e de confiança. Pensando nisso, separamos 8 dicas para você saber como escolher fornecedores e acertar na parceria!

1. Defina o que precisa

Um passo fundamental antes de escolher fornecedores é definir exatamente o que a sua empresa necessita. Comece analisando o seu espaço físico para saber a quantidade de produtos que você pode ter, veja se você comprará em pequenas ou grandes quantidades, se vai manter estoque ou revender, se precisa de um ou vários fornecedores etc. Saiba que negociação irá fazer antes de partir para a ação.

2. Qualidade

O cuidado com a qualidade do produto deve ser um ponto de destaque na hora de escolher fornecedores. Por isso é importante que você tenha mais de uma opção de fornecedor e compare a qualidade dos itens que eles oferecem. Além disso, vale observar também o cuidado na hora da entrega e com o cumprimento dos prazos, já que estes pontos afetam diretamente o seu negócio.

3. Preço

O preço dos produtos pode ser um fator decisivo na hora de escolher fornecedores. Afinal, ter um produto de qualidade com um preço justo é o ideal. Ao conversar com os fornecedores, fique atento às ofertas e faça contrapropostas. Assim você terá vários orçamentos e pode conseguir excelentes descontos! Mas lembre-se: leve em consideração o custo do material oferecido, pois nem sempre a qualidade e o preço serão proporcionais.

4. Avalie também o serviço

A qualidade e o preço dos produtos do fornecedor são incríveis, mas ele não consegue atender suas necessidades? Então ele ainda não é a melhor escolha! Ao escolher fornecedores é importante saber se eles conseguirão atender as demandas da empresa. Isto é: entregar em dia, ter condições de pagamento facilitadas, ter garantia e segurança, além de doas políticas de troca.

5. Tendências

Se você procura ter variedade no seu estabelecimento, então é importante escolher fornecedores que apresentem novidades e tendências. Como a relação da sua empresa com os fornecedores pode durar um longo tempo, é importante que você escolha quem pode ser um verdadeiro parceiro neste quesito, te mostrando uma variedade maior e mesmo mais atualizada de produtos.

6. Flexibilidade

Quem tem um empreendimento sabe que está sujeito às variações do mercado: em certo momento você pode ter as vendas multiplicadas, enquanto em outros parece que nenhum dinheiro vai entrar no caixa. Por isso, ao escolher fornecedores, converse com eles para saber se eles podem acompanhar estas mudanças com condições mais flexibilizadas. Pense no futuro e tire suas dúvidas antes de assinar o contrato.

7. Transparência

Ao escolher fornecedores é importante que toda empresa leve em consideração um ponto essencial em qualquer relação comercial: a transparência. Por isso, antes de fechar com um fornecedor, pesquise sobre seu histórico, antecedentes e parcerias. Você pode pesquisar outros clientes que ele atende e entrar em contato para saber se o fornecedor realmente entrega o que promete.

8. Confiança e sigilo

Além da transparência, confiança e sigilo são aspectos fundamentais na hora de escolher fornecedores. Por isso, avalie a empresa que irá contratar, peça referências e procure por reclamações ou mesmo possíveis processos na internet. Saiba se o fornecedor está com as obrigações em dia. Verifique também se o fornecedor consegue trabalhar em sigilo, no caso de vocês produzirem algo inédito e exclusivo para o mercado. Todos estes cuidados protegerão a sua empresa contra eventuais problemas futuros.

You May Also Like

Maquineta: Gerando Impacto Social através do Celcoin

Crescimento da startup e abertura das vagas

Celcoin na matéria da Forbes

Crescimento da startup e abertura das vagas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *