9 dicas de Gestão Financeira para pequenos negócios

Donos de pequenos negócios e novos empreendedores costumam focar na venda dos produtos e serviços, deixando de lado questões importantes como a gestão financeira. Mas este ponto é um dos pilares que sustentam um negócio e, por isso, merece ser bem planejado para que a empresa consiga crescer e prosperar. Para te ajudar, separamos 9 dicas de gestão financeira que podem ajudar o seu pequeno negócio a ter sucesso. Confira:

1. Se eduque financeiramente

Uma boa Gestão Financeira começa com suas contas pessoais. Isso porque, se você não consegue colocar suas próprias contas em ordem, dificilmente conseguirá fazer isso na sua empresa. Por isso, fique atento aos seus ganhos, saiba quanto pode gastar por mês e tenha uma verba destinada para investir.

2. Tenha uma conta bancária só para a empresa

É comum que empreendedores novos utilizem suas contas pessoais para movimentar o dinheiro da empresa. Porém, a longo prazo, é necessário criar uma conta bancária exclusiva para o empreendimento. Isso evita que você misture as despesas pessoais das empresariais e garante um maior controle da gestão financeira para pequenos negócios.

3. Use o cartão corporativo apenas para gastos da empresa

Faz parte da Gestão Financeira para pequenos negócios a solicitação de um cartão de crédito corporativo. Apesar de este processo ser burocrático, ele é extremamente necessário para garantir que as contas não se misturem. Afinal, você não pode contabilizar despesas pessoais nas contas da empresa ao falar com o contador ou parceiro comercial.

4. Conheça seus custos

Conhecer bem os gastos da sua empresa é essencial para uma Gestão Financeira eficiente. Isso porque, ao saber quanto gastará com imposto, folha de pagamento, fornecedores, produtos, materiais de trabalho e notas fiscais, por exemplo, você terá uma base de médio e longo prazo para se planejar. Assim você tem uma visão ampla das despesas e planejará melhor as próximas ações.

5. Utilize pagamentos e faturas eletrônicas

Uma das ações que você pode tomar para otimizar a Gestão Financeira do seu pequeno negócio é aproveitar os benefícios dos pagamentos e faturas eletrônicas. Desta forma você realiza suas transações online e com segurança, além de evitar perder um tempo precioso em filas de bancos e lotéricas.

6. Contrate um contador

Se você não conhece muito sobre Gestão Financeira e acha que pode colocar as contas da sua empresa em risco, o melhor a se fazer é contratar um contador. Ter o auxílio deste profissional garantirá que suas finanças estejam organizadas e o mais importante, em dia! Ele ainda pode te orientar sobre as melhores decisões financeiras para o seu negócio.

7. Cuide do seu fluxo de caixa

Parte de uma Gestão Financeira eficiente é cuidar do fluxo de caixa. Essa etapa garante que você não se perca entre as entradas e saída do seu negócio e te ajudam a entender melhor sobre seus lucros e prejuízos. Por isso, mantenha seus registros atualizados, tenha um planejamento de longo prazo e acompanhe o fluxo do caixa.

8. Corte custos e despesas regularmente

Se você percebe que está tendo mais prejuízos do que ganhos, está na hora de cortar ou reduzir despesas. Isso porque, para que um negócio seja financeiramente viável, ele precisa lucrar e, para isso, muitas vezes você precisa cortar certos gastos. Uma dica é começar pelo que não é essencial e que, se cortado, não comprometa os resultados comerciais.

9. Conheça termos técnicos financeiros

Um empreendedor precisa saber sobre tudo o que envolve a parte financeira da empresa. Por isso, conhecer alguns termos financeiros pode ser a chave para uma Gestão Financeira eficiente, já que irá facilitar nas decisões e o empreendedor não ficará perdido em assuntos que envolvam o próprio negócio.

You May Also Like

Como a localização da sua empresa pode impactar nas vendas

Como o MEI e o simples favorecem o micro-empreendedor

Temos Vagas | Assistente Administrativo

Temos Vagas | Analista de UX

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *