Como fazer queima de estoque: confira as melhores dicas
Nesse início de ano, é comum que os estabelecimentos que atuam no varejo estejam com seus estoques cheios, com tudo aquilo que sobrou dos reforços pensados para o fim do ano anterior. É também um período em que muitos brasileiros estão com o orçamento apertado por causa de despesas sazonais (como IPVA e IPTU) e, por esse motivo, apreciam ainda mais liquidações e descontos.
Por isso, muitos estabelecimentos decidem unir o útil ao agradável e recorrem a uma estratégia que pode ser uma mão na roda para alavancar os negócios: a queima de estoque.
Para fazer uma boa queima de estoque, entretanto, é preciso planejar as promoções com cautela e manter algumas questões importantes em mente. Aqui, vamos te dar algumas dicas de como realizar esse tipo de ação com eficiência e aproveitar todas as vantagens que ela pode trazer tanto para o seu negócio quanto para os seus clientes.
Dicas para queima de estoque
A queima de estoque pode ser vista como uma estratégia de marketing que, quando bem aplicada, tem potencial para aumentar significativamente o faturamento dos negócios. Se você está pensando em adotar essa medida na sua loja, o primeiro passo é se preparar. Durante o planejamento, não deixe de considerar as sugestões que separamos abaixo.
Escolha bem os produtos da queima de estoque
A preparação para uma queima de estoque não poderia começar de outro jeito: antes de mais nada, é preciso definir o que será vendido por valores promocionais. Como um dos objetivos da ação é abrir espaço no seu estoque, priorize os itens que você tem em grandes quantidades ou que estão ocupando muito armazenamento.
Escolha também produtos que você sabe que têm um bom fluxo de saída e os que parecem estar ultrapassados. Lembre-se: na queima de estoque, não vale a pena incluir produtos recém-lançados ou “top de linha”, isto é, muito atualizados. Afinal, se você comercializá-los por valores promocionais durante uma queima, talvez os clientes não queiram pagar o preço regular posteriormente.
Calcule os descontos com atenção
Mas, afinal, qual é a porcentagem de desconto ideal para uma queima de estoque?
Bem, não existe uma resposta exata para essa pergunta. Na verdade, na hora de calcular os descontos de qualquer promoção, você precisa levar muitos fatores em consideração. Além dos preços de produção dos itens, inclua no cálculo tudo que você gasta para que eles possam ser comercializados: valores investidos em marketing, aluguel de espaços e gastos operacionais devem ser considerados.
Se você olhar para um produto individualmente, é claro que o preço com desconto vai te trazer menos lucro do que você geralmente tem com o valor regular. Entretanto, a ideia é compensar isso com um volume de vendas maior. Ah, e você pode aplicar porcentagens de descontos distintas em produtos diferentes. O mais importante é deixar a vantagem clara para o cliente na hora da divulgação!
Caso queira aprender mais sobre esse assunto, confira nosso conteúdo especial sobre como calcular preços de venda.
Defina boas datas
Como mencionamos na introdução, alguns períodos do ano são mais propícios para a realização de queimas de estoque do que outras. Então, antes de qualquer outra coisa, é importante que você fique de olho no calendário para encontrar as oportunidades.
E aqui vai a dica de ouro: geralmente, os momentos que vêm depois de datas comemorativas importantes são ótimos para queima de estoque. Nos meses de janeiro e fevereiro, por exemplo, os clientes se sentem especialmente atraídos por promoções, já que costumam gastar bastante no final do ano.
Outras épocas interessantes são os meses após a Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia dos Namorados. Mas lembre-se: uma queima de estoque não dura indefinidamente! E isso nos leva ao próximo tópico.
Escolha os prazos
Para que sua queima de estoque seja bem sucedida, é importante que você estude bem o período de duração dela. Para isso, faça uma estimativa de quanto você deve vender por semana durante a promoção (com base no seu fluxo de vendas regular) e determine um período de queima de estoque em que seja possível movimentar os produtos que você quer eliminar do estoque.
Além disso, lembre-se de falar do prazo quando for anunciar a queima de estoque. Assim, os clientes entendem que as promoções são válidas durante um tempo limitado e, muitas vezes, até se animam para comprar mais unidades dos produtos que estão em liquidação.
Capriche na divulgação
Uma vez que a queima de estoque é uma ação de marketing, ela não funciona sem um bom investimento em divulgação. Afinal, o objetivo principal é justamente movimentar as vendas e atrair mais clientes. E isso não vai ocorrer se os consumidores não conhecerem a existência e as vantagens da promoção.
Quando falamos em investir na divulgação, não estamos nos referindo a gastar rios de dinheiro em anúncios patrocinados e outdoors. Saiba utilizar os canais aos quais todo mundo tem acesso, como as redes sociais. Além disso, vale a pena separar alguns recursos para fazer faixas e cartazes, que podem ser colados na vitrine do seu estabelecimento, para chamar a atenção de quem passa na rua. A oportunidade faz o cliente, não é mesmo?
E aí, tudo pronto para fazer uma queima de estoque eficiente?
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