Como calcular preço de venda dos produtos de sua loja

Não adianta: o preço é a primeira coisa que a grande maioria de seus consumidores vai buscar antes de comprar o seu produto. Sabendo disso, o momento de calcular o preço de venda deve ser crucial para fazer a sua loja dar certo em um mercado competitivo.

Muitos vendedores, na ânsia por aumentar os lucros, acabam fazendo preços muito acima ou abaixo do mercado, prejudicando ainda mais sua margem de lucro e afastando consumidores. Por isso, vão aqui algumas dicas para entender como calcular o preço de venda de cada produto novo incorporado em sua loja.

Pesquisa e comparativo

Assim como a pesquisa de público-alvo, fazer uma boa busca de todos os seus concorrentes diretos é essencial para o início de um negócio. Se isso não foi feito no começo do seu, sempre que for lançar um novo produto, procure saber quem está vendendo a mesma coisa que você no mercado.

Qual preço eles estão oferecendo pelo produto? Quais propriedades o item deles tem que o seu não possui (e vice-versa)? Como eles conseguem manter uma boa margem de lucro? Além disso, tente descobrir qual o máximo que seus compradores estão dispostos a investir na sua mercadoria a partir de pesquisa.

Como calcular preço de venda com markup

O markup é o cálculo mais comum para precificar seus produtos com base nas despesas de produção, impostos e a margem de lucro desejável. O resultado do markup multiplicado pelo seu preço de custo será o preço de venda final do produto. Para fazer o cálculo, siga os passos:

  • Defina o percentual de despesas e custos de produção ou fornecimento do produto;
  • Defina o percentual de lucro pretendido de acordo com seu serviço
  • Faça o cálculo: 100/100 – (percentual de custos + percentual da margem de lucro pretendida) = markup
  • E depois multiplique: Markup x preço de custo = preço de venda

Exemplo

Na minha loja de cosméticos eu possuo um creme para a pele que custa 50 reais pelo fornecedor. Além disso, outras despesas como impostos e custos logísticos constituem 10% do valor do produto. Quero possuir uma margem de lucro de 20% sobre o produto, então:

  • 100/100 – (10+20) = markup;
  • 100/70 = 1,428;
  • 1,428 x 50 = 71.428.

Segundo os cálculos, posso vender meu creme a aproximadamente R$ 71,00. No caso de utilização do índice markup, o fundamental é garantir que todos os custos foram identificados. Alguns gastos da empresa como impostos, mão de obra, custos com marketing e vendas e custos operacionais serão embutidos no valor do produto e, por isso, devem ser discriminados com cuidado. Lembre-se que nessa fórmula a porcentagem de lucro não pode passar de 100%.

O mercado muda, seus preços também

Assim como os gastos para produção e fornecimento de itens estão mudando o tempo todo, outros custos, taxas e tarifas também, é importante variar seus preços pelo menos uma vez ao ano e apresentar estratégias variadas para vender mais em épocas específicas.

Sempre que for interessante para o seu negócio, procure realizar promoções de itens determinados com base no contexto e na sua margem. Quando for fazer isso, procure combinar com a compra de outro produto que pode chamar a atenção do consumidor, por exemplo.

 

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